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25/07/2025

Comércio carioca espera aumento de 1,5% nas vendas no Dia dos Pais

Com estímulo das promoções, descontos, formas diferenciadas de crediário e facilidade de pagamento, o comércio lojista carioca espera crescimento de 1,5% nas vendas no Dia dos Pais, uma das datas comemorativas mais importantes do calendário lojista.

É o que mostra a pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), junto a 250 estabelecimentos na cidade dos ramos de roupas, calçados, joias e relógios, eletroeletrônicos, livros, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios masculinos (cintos e carteiras) para conhecer a expectativa dos empresários para o Dia dos Pais.

Para 75% dos participantes as vendas poderão aumentar 1,5%; 15% estimaram que ficarão em igual patamar do ano passado e 10% mostraram-se receosos, estimando queda. O pessimismo reflete o ritmo mais lento da atividade no Rio de Janeiro, por conta do endividamento das famílias, juros e custos operacionais em alta, caso dos alugueis comerciais, que no últimos 12 meses já ultrapassou 7%.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e Sindilojas Rio, esse segundo semestre será de condições mais restritivas, na medida em que o dólar ficou mais caro, preços internos e juros subiram, as incertezas aumentaram. —Agora, com a guerra tarifária, as projeções de crescimento da economia são revisadas para baixo. Então, se a conjuntura não está desanimadora, pelo menos o período será mais desafiador para o comerciante oportunizar seu negócio— diz Aldo.

—Diante da perspectiva da economia em compasso menor, o comerciante deverá usar várias ações para impulsionar as vendas. Descontos, ações de marketing, atendimento diferenciado, vitrines chamativas (físicas ou virtuais), facilidades no pagamento, oferta de produtos customizados e mais adequados aos gostos dos consumidores, poderão ser caminhos para melhorar as estimativas — ressalta Aldo Gonçalves.

De acordo com a pesquisa, os lojistas estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deve ficar entre R$150,00 e R$180,00 e que a maioria dos clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido de cartão de débito, PIX, cartão da própria loja e à vista (em dinheiro).

Embora não possua o apelo do Natal, Dias das Mães e das Crianças, o Dia dos Pais assume relevância para o comércio visto que é a primeira data comemorativa do segundo semestre do ano, despontando como ponto de atenção para o restante do exercício. Já em agosto o comércio começa a se preparar para o Natal.

—Basicamente a pesquisa revelou nivelamento das vendas com o ano passado. Por outro lado alguns fatores atuam contra, como a concorrência com sites de preços mais competitivos, a mudança de preferência dos consumidores, os juros altos e a menor movimentação do comércio fluminense em relação a outras unidades da federação— concluiu o presidente do CDLRio e SindilojasRio