projeto-grauna-engie

19/07/2025

Engie Brasil Energia inicia operação do projeto Graúna

Primeiro trecho operacional representa 5% da receita do projeto, que contempla no total mais de 940 quilômetros de linhas de transmissão e investimentos em cinco estados.

A Engie Brasil Energia anuncia autorização para iniciar a operação do trecho brownfield do projeto Graúna, arrematado no Leilão de Transmissão Aneel 02/2024. A liberação, concedida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), marca mais um avanço na estratégia de expansão da companhia no segmento de transmissão de energia.

O trecho agora em operação abrange quatro linhas de transmissão, totalizando 162 quilômetros, além de duas subestações próprias, todas já em funcionamento. As estruturas estão localizadas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e representam R$ 14,0 milhões em Receita Anual Permitida (RAP) — valor equivalente a aproximadamente 5% da RAP total do projeto. Este é também o primeiro ativo que a companhia opera remota e localmente com equipe 100% Engie.

Além do trecho brownfield, o projeto Graúna contempla a construção de cerca de 780 km adicionais de novas linhas de transmissão, distribuídas entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Esta etapa envolve ainda a implantação de duas subestações e um seccionamento, atualmente em fase inicial de execução.

Com RAP total estimada em R$ 268,3 milhões (base junho de 2025) e prazo de concessão de 30 anos, o projeto reafirma o compromisso da Engie com o desenvolvimento de uma infraestrutura energética cada vez mais eficiente, robusta e sustentável no país.

— O projeto Graúna reforça o nosso posicionamento estratégico no setor elétrico brasileiro, consolidando nossa presença na transmissão de energia e contribuindo para a segurança e confiabilidade do sistema nacional — comenta Gustavo Labanca, diretor de Transmissão de Energia da Engie Brasil Energia.