museu-do-amanha

18/07/2025

Museu do Amanhã inaugura Ocupação Esquenta COP

Com exposições inéditas e programação intensa, a programação dura até novembro.

O Museu do Amanhã apresenta a Ocupação Esquenta COP, uma iniciativa que une arte, apresentações musicais, oficinas, aulões e debates sobre sustentabilidade em preparação para a COP 30. As atividades acontecem até novembro, e reforçam o papel do museu como espaço de reflexão democrática sobre os desafios ambientais. Destaque para a exposição inédita “Claudia Andujar e seu Universo: Ciência, Sustentabilidade e Espiritualidade”, que reúne 130 fotografias da artista suíça-brasileira, além de obras de Cildo Meireles, Denilson Baniwa e Sebastião Salgado. A programação inclui ainda as mostras “Água Pantanal Fogo”, com registros de Lalo de Almeida e Luciano Candisani, e “Tromba D’Água”, com trabalhos de 14 artistas latino-americanas, como Rosana Paulino, Suzana Queiroga e Marilyn Boror Bor (Guatemala).

A ocupação marca a inauguração de 1200 metros quadrados de área expositiva, legado permanente para futuras mostras temporárias. A iniciativa integra as comemorações dos dez anos do Museu do Amanhã, celebrados em dezembro de 2025.

Ocupação Esquenta COP, de 18 de julho a 04 de novembro de 2025, de quinta a terça-feira, das 10 às 18 horas, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro (RJ)> | www.museudoamanha.org.br