parque-eolico-engie

18/07/2025

Engie Brasil Energia capta R$ 2,2 bilhões em sua 1ª emissão de debêntures verdes

A Engie Brasil Energia (EGIE3), líder nacional em geração de energia com fontes 100% renováveis, realizou, sob a Coordenação do Itaú BBA, sua 15ª emissão de debêntures, no valor total de R$ 2,2 bilhões. Em caráter inédito na história da Companhia, esta emissão foi estruturada como “Debêntures Verdes”, baseada no seu Green Finance Framework, elaborado com assessoria ESG do Banco BV, que conta com o Parecer de Segunda Opinião emitido pela DNV Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil, reforçando o compromisso da Engie com os princípios ESG e a transição energética.

Os recursos líquidos obtidos serão destinados a gastos, investimentos e/ou reembolsos relacionados à construção dos projetos de geração de energia renovável – Santo Agostinho, Assuruá e Assu Sol (RN); de transmissão de energia – Asa Branca (BA, MG e ES); e à modernização da usina hidrelétrica Salto Osório (PR).

A iniciativa integra a estratégia da Engie de expansão sustentável do seu portfólio, fortalecendo sua posição como protagonista da descarbonização da matriz elétrica brasileira.

Engie Brasil Energia recebe nota máxima no CDP Climate Supplier Engagement Assessment 2024 — Entidade internacional avalia a transparência, qualidade da estratégia e ações de mitigação em relação às mudanças climáticas.

A Engie Brasil Energia obteve mais uma vez a nota máxima no CDP Climate Supplier Engagement Assessment 2024, que acaba de ser divulgado. O levantamento internacional avalia empresas de distintos setores em critérios como transparência, governança, estratégia e ações de mitigação em relação às mudanças climáticas.

A Engie aparece no topo da lista como resultado do desempenho específico da companhia em ações de governança, metas, emissões de Escopo 3 e engajamento na cadeia de valor.

—Esse é mais um resultado que evidencia o comprometimento da Engie com a transição energética e a promoção de um mundo mais sustentável e justo para todos. Como empresa líder no país em geração em energia com fontes 100% renováveis, seguimos convictos de que o caminho da sustentabilidade é a melhor escolha— afirma a gerente de Meio Ambiente da Engie Brasil Energia, Karen Schroder.

A posição de destaque no CDP foi alcançada devido às iniciativas da Companhia que envolvem a cadeia de suprimentos com relação a mudanças climáticas. O Programa de Descarbonização de Fornecedores, por exemplo, tem como objetivo engajar fornecedores no tema das mudanças climáticas e no desenvolvimento de uma trajetória focada na redução de emissões. A Companhia incentiva e apoia a sua cadeia de valor a inventariar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a definir metas e compromissos de descarbonização baseadas na ciência.

— Receber a nota máxima representa um reconhecimento de excelência na gestão climática da cadeia de suprimentos. Ao influenciar positivamente sua cadeia de valor rumo à descarbonização, a Engie reafirma seu propósito de acelerar a construção de um futuro neutro em carbono, promovendo soluções que conciliam inovação e responsabilidade socioambiental — explica a coordenadora de Mudanças Climáticas na Gerência de Meio Ambiente da Companhia, Camila Rodriguez.