logo-rio-industria

17/07/2025

Indústria do Rio de Janeiro em alerta com novas tarifas dos EUA, diz nota

— A Rio Indústria, Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, acompanha com extrema preocupação a nova taxação imposta pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil. A medida é desproporcional, incoerente e tecnicamente injustificável, afetando diretamente setores estratégicos da economia fluminense.

Embora o impacto seja nacional, o Rio de Janeiro será particularmente atingido, especialmente por conta da força do seu parque siderúrgico, com destaque para polos como Volta Redonda, e da sua posição logística estratégica, com portos que escoam boa parte das exportações industriais do país.

Também preocupa o efeito sobre empresas como a Embraer, fortemente dependente do mercado norte-americano, e sobre o agronegócio, com frutas como mangas e uvas, atualmente em colheita, sendo diretamente prejudicadas pela instabilidade gerada pelas tarifas.

Mais do que uma decisão comercial, a taxação parece enviar um recado político aos países do BRICS, que discutem uma nova moeda para transações internacionais, fora da órbita do dólar. É um movimento que interfere no equilíbrio global e coloca em risco 40% do PIB mundial, representado pelo bloco.

A indústria perde. O Rio perde. O Brasil perde. A Associação ressalta que é fundamental que o governo brasileiro atue com firmeza na defesa dos setores produtivos e na construção de um caminho diplomático que reverta esse cenário— conclui a nota.