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12/07/2025

CBO anuncia o inédito Projeto Etanol

Primeira conversão do mundo de motor marítimo para funcionamento com diesel e etanol. Parceria estratégica é a primeira aplicação global de etanol como combustível renovável em um motor marítimo de grande porte em operação comercial.

A Companhia Brasileira de Offshore (CBO) anunciou, em primeira mão, durante a Nor-Shipping 2025, em Oslo, uma das principais feiras internacionais do setor naval e offshore, a formalização do contrato do Projeto Etanol — uma iniciativa inédita que marca o início da conversão de um motor marítimo de grande porte para operar com um sistema dual-fuel diesel/etanol.

O Projeto Ethanol é resultado de uma parceria estratégica entre a CBO, a Sotreq (distribuidora oficial Caterpillar no Brasil), a Caterpillar/MaK (fabricante global de motores marítimos) e a HAV Design (projetista). A previsão é que o motor convertido entre em operação em 2027, após as etapas de instalação, comissionamento e testes em campo.

A expectativa é de uma redução líquida nas emissões de CO₂ entre 15% e 20% por motor convertido, considerando a operação com 35% a 40% de etanol na mistura. Essa redução é viabilizada porque o etanol brasileiro possui uma das menores pegadas de carbono do mundo, com potencial de até 90% de redução nas emissões em seu próprio ciclo de vida — especialmente quando derivado de cana-de-açúcar geneticamente aprimorada e produzido por técnicas de segunda geração.

— É a primeira conversão no mundo de um motor MaK M 32 C para operação com mistura fixa de diesel e até 40% de etanol, um marco tecnológico global na busca pela descarbonização do setor marítimo, sendo a primeira aplicação global de etanol como combustível renovável em um motor marítimo de grande porte em operação comercial. Até então, nenhuma iniciativa havia adaptado motores marítimos para operarem com esse tipo de sistema dual-fuel — explica André Trintini, coordenador de Inovação na CBO.

O escopo apresentado consiste em aplicar a tecnologia de forma estratégica e segura: um dos motores de uma embarcação da frota da CBO será convertido, enquanto os demais permanecerão em sua configuração original. Isso permitirá a validação da operação em ambiente real, sem comprometer a disponibilidade do navio, e, ao mesmo tempo, abre caminho para uma nova frente de transição energética imediata e escalável no offshore brasileiro.

Para a implementação, a embarcação passará por adaptações no sistema de combustível, ventilação, contenção e detecção de gases, atendendo a rigorosos padrões internacionais de segurança para combustíveis de baixo ponto de fulgor.

— O Projeto Etanol promove uma solução prática e imediata para descarbonização da frota existente. Ao adotar uma abordagem de conversão dos motores existentes, o Grupo CBO reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a busca por operações de baixo carbono no setor offshore — complementa Trintini.

Etanol: solução brasileira para descarbonização marítima — O etanol se apresenta como um combustível estratégico para o setor marítimo de apoio offshore brasileiro por sua origem renovável, produção nacional consolidada, aplicabilidade imediata por retrofit e competitividade econômica. A cadeia produtiva do etanol vem avançando com inovação agrícola e industrial, o que amplia sua viabilidade ambiental e econômica no longo prazo. Essas evoluções tecnológicas permitem a ampliação da produção de etanol sem a expansão das áreas agricultáveis, não afetando assim a segurança alimentar nacional.

A CBO também está em articulação com fornecedores de etanol, empresas do setor de bioenergia e clientes da indústria de petróleo e gás (E&P), além de sociedades classificadoras e órgãos regulatórios, garantindo que a iniciativa siga os mais altos padrões técnicos e normativos.

Grupo CBO — A CBO Holding S.A., em conjunto com suas controladas (coletivamente, “Grupo CBO”) é uma das pioneiras no Brasil no setor de apoio marítimo à indústria de exploração e produção (“E&P”) offshore de óleo e gás natural em operações de alto grau de complexidade, atuando por meio da sua frota de embarcações, com tripulação própria que suportam a cadeia de E&P de forma essencial desde a exploração, passando pela produção e descomissionamento. O Grupo CBO conta atualmente com a segunda maior frota de embarcações de apoio marítimo no país e top 10 no ranking mundial, com características tecnológicas adequadas e prontas para operar junto ao setor de E&P, sobretudo em águas de alta profundidade, como o Pré-Sal brasileiro.