antonio-florencio5

10/07/2025

‘Somos a porta de entrada para a igualdade social’, diz o presidente da Fecomércio RJ

Antonio Florencio de Queiroz Junior defendeu o protagonismo do comércio na geração de emprego e na promoção do desenvolvimento, na abertura do Sicomércio.

Na abertura do Sicomércio 2025, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília, o presidente da Fecomércio RJ e vice-presidente Administrativo da CNC, Antonio Florencio de Queiroz Junior, fez um firme pronunciamento em defesa do setor como agente fundamental na redução das desigualdades e na geração de empregos no Brasil. Também participaram da abertura o presidente da CNC, José Roberto Tadros, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão(PP).

—O comércio representa mais de 80% do PIB nacional. Somos a porta de entrada para a igualdade social. Precisamos gritar isso com força para que seja ouvido —afirmou Antonio Queiroz, ao reforçar que são os empresários do setor que geram postos de trabalho e movimentam a economia.

Segundo ele, é preciso participar ativamente das decisões que impactam o ambiente de negócios. Ao lado de lideranças sindicais de todo o país, o presidente da Fecomércio RJ também defendeu a urgência de uma reforma administrativa e a necessidade de se repensar o tamanho do Estado. Para ele, o peso dos tributos compromete a produtividade e inibe novos investimentos.

—Nós queremos trabalhar para gerar empregos, não para sustentar um sócio oculto que cresce a cada dia, asfixiando as empresas —completou.

O Sicomércio vai até o dia 11 de julho (sexta-feira) e tem como objetivo fortalecer as lideranças sindicais de todo o país. Nos três dias de evento, estiveram reunidos representantes de Sindicatos, Federações, Sesc e Senac.

Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 392 mil estabelecimentos, que respondem em torno de 60% da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.

A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.