A busca de promoções e realizando compras em vários supermercados. O estudo também confirmou que 46% dos consumidores estão substituindo marcas mais caras por alternativas mais baratas e 34% afirmaram estar comprando em menor quantidade.
Ao longo dos últimos meses, brasileiros e cariocas passaram a sentir um peso maior no bolso ao consumir produtos e serviços. Entretanto, a “inflação dos alimentos” talvez seja o custo que mais impacta no orçamento do consumidor, pois se enquadram dentro dos chamados “produtos essenciais”. A boa notícia é que, no último levantamento do IPCA, feito pelo IBGE, o Rio de Janeiro registrou, em maio, a primeira deflação no setor supermercadista após nove meses consecutivos de inflação. O índice, que engloba alimentos e bebidas vendidos nos supermercados, recuou 0,06% no período, em um movimento que representa alívio no bolso dos consumidores.
Para entender o comportamento de compras dos cariocas, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) realizou uma pesquisa com os consumidores. O objetivo foi detalhar o momento atual e os novos hábitos que ganharam força. O estudo mostrou que 46% dos clientes estão substituindo marcas mais caras por alternativas mais baratas e 34% passaram a comprar em menor quantidade. Para 20%, foi necessário reduzir a variedade de produtos que costumavam comprar, diante dos preços mais altos.
Quando questionados sobre os itens que mais subiram de preço (carne vermelha, laticínios, entre outros), 63,4% dos cariocas afirmaram que colocaram mais frango no lugar da carne vermelha, outros 29,1% disseram ter consumido com menos frequência. Já 7,4% retiraram, temporariamente, os itens mais caros do carrinho de compras.
Aumento na busca por promoções e melhores preços — O levantamento também tentou mapear o que mudou no comportamento de compras. Para 62% dos entrevistados, a pesquisa por promoções e compras divididas em alguns supermercados tem feito diferença no bolso. Cerca de 19,1% revelaram estar optando por atacadistas ou feiras livres, quando possível. Outros 18,6% apenas ajustaram os itens escolhidos, mantendo o local de compras original.
— Nossa pesquisa mostra uma transformação significativa nos hábitos de consumo dos cariocas. Diante dos desafios econômicos, observamos que 62% dos consumidores estão buscando ativamente promoções e diversificando os pontos de compra para economizar. Observamos também um movimento de substituição de marcas mais caras por alternativas mais acessíveis, adotado por 46% dos entrevistados, além da redução na quantidade e na variedade dos produtos adquiridos. Esses dados reforçam a importância de ações promocionais e de estratégias que ampliem o acesso da população a alimentos essenciais, contribuindo para o equilíbrio do orçamento familiar —destaca Fábio Queiróz, presidente da Asserj.
Quando o assunto é o impacto dos preços nas refeições do dia a dia, os cariocas se mostram resilientes. O preparo de pratos mais simples e econômicos já faz parte da rotina de 40,3%. A redução do número de refeições fora do lar também já impacta 29,1% dos cariocas. Entretanto, 30,6% afirmaram não ter mudado muito, mas que estão mais atentos aos gastos.
Velhos hábitos retornam — A pesquisa da Asserj também realizou perguntas sobre estratégias adotadas para economizar nas compras do mês. Segundo 50% dos entrevistados, eles aproveitam os dias de promoção e utilizam os aplicativos de descontos das redes supermercadistas para gastar menos. Por outro lado, 41,4% vão aos mercados com a tradicional “lista de compras” e compram o essencial. Apenas 8,6% responderam que ainda não mudaram sua forma habitual de compras.
Asserj — Foi com um pequeno número de associados que nasceu a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), mais precisamente em 1969, um ano após a atividade supermercadista ser definida e regulamentada no País. Criada com o intuito de fortalecer e defender a cadeia supermercadista do Estado, a Asserj atendeu bem ao seu objetivo principal. Há mais de cinco décadas representando e defendendo os interesses do setor, a Asserj adquiriu know-how no setor supermercadista, oferecendo aos seus associados cursos de aperfeiçoamento, palestras, consultoria e assessoria na área jurídica, gestão, recursos humanos, prevenção de perdas, alimentos seguros e marketing, além de muitas outras atividades relevantes para o setor. | https://asserj.com.br e, redes sociais.