E consolidada como a principal realizadora dos maiores festivais de música brasileira do país. Enel Brasil adquire naming rights e cota master para o Festival de Inverno Rio -— que entrou para o calendário oficial da cidade este ano — e Vivo é a patrocinadora master do 90´s Festival.
Marcas apostam em ações de live marketing nos dois eventos — enquanto um reúne grandes atrações como Caetano Veloso, Paulinho da Viola, João Gomes, Liniker e Marina Sena, o outro mergulha no marketing de nostalgia com Raça Negra, Péricles, Alexandre Pires, Belo, Buchecha, Bonde do Tigrão, MC Leozinho, DJ Marlboro e Furacão 2000.
Nos próximos dias, a Marina da Glória não será apenas um dos belos cartões-postais do Rio de Janeiro. O espaço, localizado na zona sul da cidade, se tornará o cenário de dois dos maiores festivais de música brasileira, com apresentações de artistas aclamados mundo afora, e o encontro de diferentes marcas com um público conectado, em busca de experiências inusitadas e entretenimento de qualidade.
Nos dias 11, 12 e 13 de julho, e 01, 02 e 03 de agosto, acontece o Enel Festival de Inverno Rio, que chega à 8ª edição com Caetano Veloso, Paulinho da Viola, João Gomes, entre outras atrações, e patrocínio master da Enel Brasil — detentora de naming rights do evento. O festival, que entrou para o calendário oficial da cidade, também é patrocinado pela Repsol Sinopec, Amstel, Estácio, Elo e conta com apoio de Venancio, Windsor Hotéis e Jean Paul Gaultier.
Já nos dias 19, 20 e 27 de julho, é a vez do 90´s Festival, projeto que é o “puro suco” do marketing de nostalgia. Com patrocínio master da Vivo, o evento traz, em sua segunda edição, artistas que embalaram os anos 90, como Alexandre Pires, Belo, Péricles e Xande de Pilares, acompanhando a onda de lançamentos que aguçam memórias afetivas das gerações “millennial” e “z”. O 90´s Festival também é patrocinado pela Enel Brasil, Amstel e Estácio. À frente de todo esse movimento está a PECK, empresa carioca que celebra 25 anos no mercado como idealizadora e produtora dos maiores festivais de música brasileira do país. Com agência própria junto à produção e ao calendário de eventos, ela cria projetos de incentivo à cultura por meio da música. Foi dela a iniciativa de trazer dois grandes eventos para a temporada de inverno no Rio, com o objetivo de fomentar o turismo na cidade, movimentar a cena musical e valorizar a cultura nacional.
—Tudo começou em 2017, quando pensamos em um festival para cariocas e turistas, que reunisse o melhor da música brasileira e contribuísse também para a geração de emprego e renda, e valorizasse a nossa cultura. Depois que o Festival de Inverno Rio nasceu e ganhou relevância nacional, pensamos em um festival temático, que pudesse fazer o público reviver momentos marcantes dos anos 90 —conta o sócio-fundador e diretor da PECK, Péricles Mecenas.
—Criar um festival inteiro voltado para o marketing de nostalgia foi uma aposta em 2024. O resultado foi tão incrível que estamos produzindo a segunda edição do projeto, homenageando o pagode dos anos 90 —explica a sócia e diretora de comunicação e marketing da PECK, Andrea Mecenas.
Para a distribuidora de energia elétrica Enel Brasil, a parceria com a PECK vai ao encontro do momento atual da empresa. —O Festival de Inverno Rio enaltece a brasilidade e a sustentabilidade como poucos eventos conseguem fazer. E a Enel acaba de anunciar uma nova marca no país, com as cores e o nome do Brasil, para reforçar ainda mais a proximidade com seus clientes. Não poderíamos estar mais felizes em promover um festival tão bonito, com artistas nacionais de diferentes estilos que revelam a potência cultural brasileira— destaca Hélio Muniz, diretor de comunicação da Enel Brasil.
Segundo a Vivo, estar no Rio de Janeiro com um evento tão marcante é uma oportunidade única. —Celebrar um período emblemático da nossa música em uma cidade tão importante reforça o nosso posicionamento de uma marca que fomenta a cultura do país— afirma Sabrina Romero, gerente sênior de marketing da Vivo.
Ativações diferenciadas das marcas no Enel Festival de Inverno Rio — Durante os seis dias de shows na Marina da Glória, o Enel Festival de Inverno Rio terá um Pavilhão de Experiências, com diferentes ativações das marcas patrocinadoras e apoiadoras, e da realizadora do evento, PECK, que fará uma ação especial: uma ativação em formato de caixa de som que estará conectada diretamente à música que tocará no pavilhão. A agência também realizará ações promocionais, incluindo a venda de produtos exclusivos.
A Enel, detentora também do naming rights do evento, terá um espaço instagramável que remete à sustentabilidade e energia, totens para calcular a pegada de carbono do público do evento e entrega de brindes sustentáveis. A empresa é emissora de créditos de carbono por conta de seus projetos de geração de energia renovável, como a energia eólica, e vai oferecer ao público a possibilidade de calcular a própria pegada de carbono anual (ou seja, todo o carbono emitido pelo modo de vida da pessoa e seus hábitos de consumo durante um ano). Como brinde, o visitante receberá a neutralização dessas emissões, por meio de um certificado digital, e um tirante para telefone celular.
A Repsol terá uma ativação feita com madeira de reflorestamento, que terá um lounge instagramável e totens carregadores de telefone celular. A Estácio apresentará um espaço de photo opportunity com uma guitarra que será autografada por artistas do festival e depois anunciada no leilão do Instituto Yduqs. Já a Venancio terá três momentos de interações diferentes com o público, além de distribuição de brindes e sampling. Para a marca Engov, haverá interatividade com um Pula Pula que energiza. Com a Strepsils, um game foi desenvolvido para o público dar um nocaute no vírus da gripe. E a Cetaphil terá com área instagramável para foto.
O Rio Galeão /Air Canadá também estará presente com uma experiência canadense dentro do festival, que inclui um jogo de realidade virtual com ski, divulgando o esporte de inverno, e uma photo opportunity com imagens de locais característicos do Canadá.
O Museu do Samba, espaço de memória, preservação e representativa da cultura afro-brasileira, também estará representado no Pavilhão de Experiências, com photo opportunity que divulga a programação da instituição.
O Santuário Cristo Redentor contará com um ponto de coleta para a campanha do Agasalho 2025, que tem como meta arrecadar dez toneladas em doações de agasalhos e cobertores em bom estado. A iniciativa, que une o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o Consórcio Cristo Sustentável, o Enel Festival de Inverno Rio e a PECK, chega ao seu terceiro ano. Também haverá um espaço para photo opportunity no estande.
Enel Festival de Inverno Rio: práticas sustentáveis e o compromisso com o desenvolvimento social — Em sua oitava edição, criado em 2017 pela PECK para movimentar a cena cultural do Rio de Janeiro na baixa temporada, o projeto Festival de Inverno Rio consolidou-se como um dos principais eventos do gênero no Brasil, com a presença de mais de meio milhão de pessoas em edições anteriores. Pioneiro na adoção de práticas ecológicas, o evento cumpre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em todas as etapas de produção do festival são realizadas iniciativas com o propósito de reduzir o impacto ambiental, mitigar os efeitos das mudanças climáticas como, por exemplo, a neutralização de 110% das emissões de CO2, a utilização de copos retornáveis, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras ações.
Detentora do “Prêmio Parceiros da Inclusão”, organizado pela Rio Inclui, a PECK é pioneira na promoção da acessibilidade em grandes eventos. O Enel Festival de Inverno Rio, além de contratar colaboradores PCD para atuarem no projeto, oferece ao público área PCD localizada num ponto privilegiado da plateia, monitores especializados, banheiros acessíveis, tradução em libras nos shows, cardápios em braille, audiodescrição, espaço Sensory Friendly com atendimento terapêutico, rampas de acesso. | https://festivaldeinvernorio.com.br
PECK — A excelência dos eventos da PECK, produtora carioca que chega aos 25 anos em 2025, tornou a empresa fundada por Péricles Mecenas uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil. O Festival de Inverno do Rio, com sete edições de sucesso e 90´s Festival são exemplos de projetos que ganharam o coração do público com uma extensa programação cultural, e também criaram um disputado espaço de Live Marketing para patrocinadores e parceiros. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, a PECK hoje é mais que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público. Labels de sucesso como Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios, Claro Diversão no Parque e Vivo na Praia também são produzidos pela PECK.