Desenvolvida para missões do século 21, a aeronave A-29 Super Tucano já foi selecionada por 22 forças aéreas e conta com mais de 290 pedidos.
A Embraer (Nyse: ERJ/ B3: EMBR3), uma das líderes globais na indústria aeroespacial, realizou no dia 30 de junho (segunda-feira), a entrega de quatro aeronaves A-29 Super Tucano para a Força Aérea Paraguaia. A cerimônia, realizada na base aérea Silvio Pettirossi, próxima a capital Assunção, contou com a presença do presidente do Paraguai, Santiago Peña, do vice-presidente Pedro Alliana, do ministro da Defesa Nacional, general de Exército Óscar González, comandante da Força Aérea Paraguaia, General do Ar Júlio Fullaondo, e outras autoridades civis e militares.
— A chegada dessas aeronaves representa muito mais do que um acréscimo logístico: é um passo firme em direção à modernização de nossas capacidades operacionais. Os A-29 Super Tucanos, com tecnologia de ponta, aumentam nossa eficácia na execução de missões de vigilância do espaço aéreo e fornecem uma resposta oportuna aos desafios emergentes. Esse esforço é um exemplo claro de nossa visão para o futuro e de nosso compromisso com a modernização de nossas capacidades. Esse acréscimo à nossa frota de aeronaves representa a aquisição de defesa mais importante dos últimos 38 anos. Os A-29 entregues ao Paraguai são os mais modernos do mundo em seu gênero. Deve-se enfatizar que essas ações não devem ser consideradas uma despesa, mas um investimento para garantir a segurança, a soberania nacional e o desenvolvimento sustentável —disse o general do Ar Júlio Fullaondo, comandante da Força Aérea Paraguaia.
— É uma enorme satisfação para nós entregarmos as primeiras quatro aeronaves A-29 Super Tucano, de um total de seis unidades, para a Força Aérea Paraguai. Referência no mercado internacional por conta de sua versatilidade, flexibilidade operacional e agilidade em vários tipos de missões, ataque leve e treinamento avançado, temos certeza de que ele atenderá as necessidades atuais e futuras da FAP —afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Para as Forças Aéreas que buscam uma solução comprovada, eficiente e econômica, o Super Tucano é a melhor solução. A aeronave oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, Apoio Aéreo Aproximado, Patrulha Aérea e Interdição Aérea, Treinamento JTAC, IVR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.
Aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, ela é equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.
Recentemente, o A-29 Super Tucano atingiu a incrível marca de 600 mil horas de voo, mais um marco na sua história de sucesso. Selecionada por 22 forças aéreas ao redor do mundo, conta com mais de 290 encomendas em todo o mundo.
Embraer — Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de nove mil aeronaves. Em média, a cada dez segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.