Como forma de desenvolver uma cadeia produtiva mais sustentável, premiação destaca o desempenho de empresas fornecedoras parceiras ao longo de 2024.
A Indovinya, divisão de negócios global da Indorama Ventures, divulga a lista de vencedores do 4º Prêmio Reconhecimento de Fornecedores. A iniciativa visa reconhecer o desempenho de empresas que obtiveram os melhores resultados na Avaliação de Performance do Fornecedor (APF) nos aspectos de qualidade, segurança, serviço, reputação e sustentabilidade.
A análise, que mensurou a atuação dos parceiros ao longo de 2024, contemplou sete categorias: Matéria-prima, Utilidades, Embalagens, Serviços, Logística Doméstica, Logística Internacional e Inovação. —Buscamos fortalecer parcerias, estimular boas práticas, impulsionar os melhores negócios e reconhecer quem faz a diferença para construir um ambiente mais seguro e responsável —explica Rafael Bica, diretor de Procurement South America da Indovinya.
Ao longo dos anos, a companhia tem investido em pessoas, tecnologias, segurança e melhorias contínuas. Uma das ações nessa frente é o Programa de Relacionamento com Fornecedores, criado com o objetivo de estreitar parcerias de impacto positivo e fomentar a busca contínua por inovação e excelência nos resultados. —Nossa intenção é criar valor para todos os nossos parceiros de negócios, incluindo também acionistas, funcionários e comunidades, desenvolvendo uma cultura de responsabilidade e transparência —reforça Bica.
Todos os fornecedores da Indovinya estão aptos a participar da premiação, que possui duas etapas. Na primeira, Qualificação e Aprovação, após lerem a Política de Fornecimento Responsável, as empresas responder a um questionário de autoavaliação de qualidade. Na fase seguinte — Desenvolvimento e Monitoramento —, os participantes são submetidos a Avaliação de Performance do Fornecedor (APF), que reúne os resultados obtidos pela Avaliação da plataforma EcoVadis e TfS (Together for Sustainability) e pelo Índice de Qualidade do Fornecedor (IQF). No final, as organizações que obtiverem as maiores pontuações recebem o prêmio.
Vencedores do Prêmio Reconhecimento de Fornecedores: Matéria-prima: Braskem; Utilidades: Braskem; Embalagens: Mauser; Serviços: GT Soluções; Logística Doméstica: Transportes Cavalinho; Logística Internacional: Stolt-Nielsen; Inovação: Perstorp.
Sustentabilidade no centro do negócio — Com uma série de metas de ESG estabelecidas até 2030, a premiação está relacionada com a estratégia de sustentabilidade da companhia na cadeia de suprimentos. —A soma das nossas parcerias é fundamental para a evolução de processos que contribuirão para um mundo mais sustentável — avalia o executivo.
Em 2024, a Indorama Ventures passou a fazer parte do ranking Top 1% de empresas mais sustentáveis do mundo pela EcoVadis. A certificadora, que é reconhecida internacionalmente por auxiliar as principais marcas de diversos segmentos a gerenciar os riscos e a conformidades do tripé ESG, concedeu Medalha de Platinum para a companhia em uma avaliação que considera mais de 90 mil multinacionais.
— Nos empenhamos, diariamente, em cumprir nosso propósito: reimaginar a química juntos para criar um mundo melhor. Por meio de soluções direcionadas aos mercados de Crop Solutions, Home e Personal Care, Coatings, Energy & Resources, Nutrition & Health e Industrial Applications, desempenhamos um papel fundamental no cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo —reforça Bica.
A companhia também é associada ao Together for Sustainability (TfS), movimento global que tem o objetivo de elevar os padrões de responsabilidade social corporativa em toda a indústria química. Seus membros estão comprometidos em promover melhorias de sustentabilidade tanto nas suas operações como na de seus fornecedores.
Indorama Ventures — A Indorama Ventures Public Company Limited, listada na Tailândia (Bloomberg ticker IVL.TB), é uma das principais produtoras globais de petroquímicos, com fábricas na Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico. O portfólio da empresa inclui o Combined PET (CPET) – um segmento de negócios que também abrange ativos integrados de PEO, EG e MTBE – além de Integrated Oxides and Derivatives (IOD), Indovida e Fibras. Seus produtos atendem setores-chave de bens de consumo de rápido giro (FMCG) e automotivo, incluindo bebidas, higiene, cuidados pessoais, pneus e segurança. Com cerca de 26 mil funcionários em todo o mundo, a empresa gerou uma receita de US$ 15,6 bilhões em 2023. A Indorama Ventures está listada nos Índices de Sustentabilidade de Mercados Emergentes e Mundial da Dow Jones (DJSI). Em 2024, seu segmento de IOD foi renomeado como Indovinya.