A Uni-Tankers vê a energia eólica como pilar na estratégia de descarbonização.
Roterdã — A Econowind instalou com sucesso quatro VentoFoils de 16 metros a bordo do navio-tanque químico M/T Jutlandia Swan, de propriedade e operado pela empresa de navegação dinamarquesa Uni-Tankers. As unidades de propulsão eólica para navios, à prova de explosão (ATEX), foram instaladas em apenas quatro dias no porto de Roterdã.
A instalação marca mais um passo importante na crescente adoção da tecnologia de propulsão eólica para navios-tanque. Com mais de 130 VentoFoils vendidos até o momento, a Econowind continua a expandir sua presença na frota comercial, oferecendo soluções práticas que reduzem as emissões e ajudam os armadores a cumprir as regulamentações cada vez mais rigorosas.
—Este é o quarto navio-tanque a navegar com VentoFoils— afirma Chiel de Leeuw, diretor Comercial da Econowind. —Isso mostra como nossa tecnologia de asas de sucção está ganhando força no segmento de petroleiros. Graças à nossa experiência e aos sistemas com certificação ATEX, sabemos o que é necessário para essas embarcações. E temos orgulho de apoiar a Uni-Tankers neste importante passo—.
O M/T Jutlandia Swan é um petroleiro de 124 x 20 metros. Inspirada por uma configuração semelhante em um navio-tanque de encomendas da Chemship, a Uni-Tankers viu a oportunidade de aplicar propulsão eólica a uma de suas próprias embarcações, alinhando-se às suas ambições de descarbonizar as operações.
O projeto foi cuidadosamente preparado com antecedência. Durante uma doca seca programada na Turquia, as obras de fundação foram realizadas. Assim que a embarcação chegou a Roterdã, o processo de comissionamento ocorreu rapidamente no Rotterdam Offshore Group (ROG), destacando a facilidade com que os VentoFoils podem ser integrados aos fluxos de trabalho operacionais.
O sistema está atualmente em processo de classificação pelo Bureau Veritas e espera-se que apresente um desempenho sólido: uma melhoria de 10% no EEXI e uma contribuição de 3% para a conformidade com o FuelEU Maritime. Isso torna o caso de negócios não apenas tecnicamente viável, mas também economicamente atraente.
—A propulsão eólica assistida por navios tem um potencial claro — mas seu valor real depende de quão bem ela se integra às operações diárias. Agora poderemos testar como essas velas se comportam no mar, o que elas significam para a eficiência de combustível e como a tripulação pode trabalhar com elas na prática—afirma Kristian Larsen, diretor técnico da Uni-Tankers.
Com o vento sendo visto como um pilar fundamental na estratégia de descarbonização da Uni-Tankers, o M/T Jutlandia Swan agora servirá como um caso de teste para a integração da propulsão eólica baseada em sucção nas operações diárias de navios-tanque. | econowind.nl

27/06/2025