Tema será abordado no 16º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços, da AEB, no Rio e pela internet.
O uso de inteligência artificial (IA) no Brasil está acima da média mundial, segundo dados do Google em parceria com a Ipsos (multinacional francesa de pesquisa de opinião). Cerca de 54% da população admitiram ter usufruído das vantagens dessas ferramentas em 2024, superando a média global de 48%. Com a alta procura, há a expectativa de que o setor de serviços continue em crescimento e ajude a melhorar a performance na esfera do comércio exterior. A discussão está na pauta do 16º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviços (Enaserv), a ser realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), no dia 26 de junho (quinta-feira), das 9h30 às 17 horas, no auditório da CNC, no Centro do Rio de Janeiro, formato híbrido, com transmissão pelo YouTube. A participação é totalmente gratuita com inscrições obrigatórias no site do Enaserv: www.enaserv.com.br
Com o tema central Plataformas inteligentes: reduzindo custos e abrindo mercados internacionais de serviços, o seminário contará com oito painéis sobre temas como desafios para o aumento da inserção internacional brasileiro no setor de serviço; a exportação de serviços como potencial para o crescimento econômico do Brasil; a experiência das MPEs nas exportações de serviços; novos serviços no comércio internacional e compliance; a exportação de serviços como estratégia para estimular a exportação de bens manufaturados; e efeitos da IA nas exportações de software, além de cases de sucesso.
Entre os palestrantes, estão Humberto Rangel, diretor executivo do Sinicon; Márcio Fortes de Almeida, vice-presidente institucional da Firjan; Lucas Ferraz, coordenador do Centro de Estudos de Negócios Globais da FGV; Lisandro Vieira, CEO da WTM; Rafael Cunha, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovações de Recife; Bárbara Teles, assessora de Relações Internacionais da Fecomércio-DF; Bruna Jaeger, analista do Sebrae; Wagner Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Internacional e professor da Universidade de São Paulo (USP); Paloma Pitre, professora e consultora especialista em Direitos Humanos e Empresas; Javier Peña Capobianco, secretário-geral da Associação Latinoamericana de Exportadores de Serviços (Ales); Arabela Remedy Del Cueto, diretora executiva de Desenvolvimento de Negócios do Stefanini Group.
—A inteligência artificial (IA) é uma revolução que pode transformar profundamente o setor de serviços e impulsionar as exportações brasileiras —afirma o presidente-executivo da AEB, José Augusto de Castro. —A IA traz oportunidades inéditas para agregar valor aos produtos, criar modelos de negócios e aumentar a competitividade no mercado global. No entanto, o Brasil ainda precisa avançar para aproveitar plenamente essas oportunidades. A participação do setor de serviços nas exportações ainda é muito tímida diante do potencial que temos. Com o Enaserv, a AEB reforça seu compromisso em promover o debate e a troca de experiências, colaborando para um comércio internacional mais inovador e competitivo— destaca Castro.
O Enaserv — Desde 2009, a AEB reúne empresários, executivos, acadêmicos e autoridades do comércio internacional de serviços para discutir os temas mais atuais e antecipar tendências do mercado global. Um dos principais eventos de comércio exterior do país, o Enaserv tem entre seus objetivos inserir as demandas do segmento na agenda governamental enquanto, paralelamente, estimula seu desenvolvimento na iniciativa privada. A grande missão é valorizar e tornar cada vez mais competitivo o comércio internacional de serviços.
AEB —A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega as empresas exportadoras e importadoras de bens e serviços, bem como as de atividades de apoio ao comércio exterior. Há mais de meio século atua em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo, sempre atenta a conciliar as demandas dos associados ao interesse público. A AEB apresenta ao governo federal demandas e sugestões de políticas e medidas para incentivar as exportações e estruturar encontros que tracem diretrizes e estreitem diálogos entre empresários do setor e entidades governamentais.