eduardo-araujo-fedex

19/06/2025

PMEs em movimento: como a logística estratégica impulsiona o crescimento

No dia 27 de junho, celebramos o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Segundo o Sebrae, atualmente os pequenos negócios são 97% do total de empresas do país, 3% são médias ou grandes. Esse dado por si só já evidencia a importância desse segmento para a economia brasileira.

Apesar da força no mercado, muitos desses negócios ainda enfrentam desafios logísticos que limitam seu crescimento. Com o prestador de serviços certo e um bom planejamento, a logística deixa de ser obstáculo e passa a ser uma vantagem competitiva, impulsionando eficiência, expansão e sustentabilidade. Mas como transformar a logística em um diferencial estratégico?

Empresas de logística que vão além da entrega — Centralizar todas as etapas da cadeia logística em um único fornecedor pode ser uma vantagem, pois proporciona agilidade, reduz riscos e aumenta a eficiência da operação.

Cobertura de ponta a ponta — Nesse contexto, priorizar prestadores de serviços com cobertura nacional e internacional, além de soluções completas e integradas, é uma escolha a ser considerada mesmo para empresas que ainda não precisam de todo o pacote, mas visualizam expansão de mercado. O parceiro logístico deve atuar como um braço estratégico do negócio. Ter ao lado empresas preparadas para escalar operações e atender à demanda global é essencial para aproveitar oportunidades. A seguir, listo alguns pontos a serem considerados na definição estratégica:

Portfólio de soluções integradas — Opte por empresas que ofereçam transporte, armazenagem, distribuição, fulfillment e soluções específicas para e-commerce em um único ecossistema, facilitando a gestão e reduzindo a necessidade de múltiplos fornecedores.

Tecnologia embarcada e rastreamento em tempo real —A visibilidade da operação é fundamental. Busque negócios que ofereçam plataformas digitais, rastreamento completo e com estruturas planejadas para atender as necessidades atuais e futuras do seu negócio. 

Capacidade de escalar com o negócio — A empresa de logística ideal acompanha o ritmo de crescimento da empresa, com infraestrutura e flexibilidade para atender a diferentes volumes e regiões.

Segurança — Avalie a robustez da infraestrutura logística do fornecedor para garantir a movimentação segura da carga e uma relação confiável.

Sabemos que a jornada empreendedora é desafiadora, mas ela pode ser facilitada quando se opta por delegar tarefas não estratégicas a fornecedores especializados. A terceirização bem planejada e executada com rigor abre caminhos para um crescimento sustentável e consistente.

Por: Eduardo Araujo, diretor de Vendas da FedEx no Brasil. O executivo se juntou à empresa em 2012, quando a companhia adquiriu o Rapidão Cometa. Eduardo ingressou no mercado de Logística e Transporte em 1996 como estagiário no Rapidão Cometa. Ao longo dos anos, atuou em diversas áreas da empresa. Foi responsável pela regional RJ/MG/ES, sendo depois promovido a Diretor Regional do Sul, com base em Curitiba. Foi Diretor de Logística antes de assumir a liderança de Vendas, cargo em que está desde dezembro de 2023. Eduardo possui formação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco, MBA em Marketing pela FGV-RJ e especialização em Gestão de Pessoas pela Insead, na França. | www.fedex.com/br