Com patrocínio master da Shell, Presença Festival 2025 acontece até o dia 08 de junho (domingo), e celebra a potência criativa da comunidade LGBTQIAPN+, de mulheres, pessoas pretas, pessoas com deficiência e povos originários nas artes, na cultura e no empreendedorismo. Festival se utiliza da arte, cultura e conexão com empresas inovadoras para reafirmar a importância de ações concretas de Diversidade, Equidade e Inclusão no Brasil.
O Presença Festival 2025 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e com patrocínio master da Shell, o evento chega à sua quarta edição como um dos principais eventos de cultura e inclusão do país. Muito além de uma celebração artística, o festival é uma plataforma de impacto social, que valoriza talentos de grupos historicamente minorizados e contribui ativamente para ampliar o diálogo sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) no Brasil — temas cada vez mais centrais para o mercado corporativo.
Em um momento em que 92% das empresas brasileiras afirmam acreditar na importância da diversidade para o ambiente de trabalho, mas apenas 57% adotam práticas estruturadas de inclusão (GPTW Brasil, 2023), o apoio ao Presença Festival consolida o compromisso da Shell com um futuro mais inclusivo, diverso e equitativo — conectando cultura, inovação social e responsabilidade corporativa.
Dentre as atrações confirmadas estão Urias, Jaloo, Rico Dalasam, Lia Clark, DJs renomadas, blocos carnavalescos e duas balls inéditas, inspiradas na cultura ballroom nova-iorquina. Também compõem a programação a exposição fotográfica “Ê Boi Presença”, apresentada pela Shell, do fotógrafo Cafi, e o espetáculo “Movimento de Escuta”, com intérpretes surdos, no Teatro Ipanema.
Impacto social e compromisso com a equidade — O festival oferece entrada a preços populares e acessíveis e, em 2025, mantém as Listas Trans e Não Binárie Free, reforçando o acesso de grupos historicamente excluídos. Além disso, proporciona oportunidades concretas de geração de renda, protagonismo artístico e desenvolvimento de novos públicos e talentos.
— objetivo é construir um espaço real de visibilidade, conexão e transformação social. O patrocínio da Shell é fundamental para isso: investir em cultura diversa é investir em um futuro com mais justiça e inovação social— afirma José Menna Barreto, fundador, curador e diretor artístico do festival.
Essa atuação se alinha à crescente exigência do mercado: segundo relatório da McKinsey & Company, empresas com maior diversidade de gênero têm 25% mais chances de ter lucratividade acima da média. Quando se trata de diversidade étnica, o número sobe para 36% (McKinsey, 2020).
Shell: cultura, equidade e futuro energético responsável — Ao patrocinar o Presença Festival como Patrocinadora Master, a Shell reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável e com a inclusão de pessoas de diferentes origens e vivências em seus projetos de responsabilidade social corporativa.
— A Shell acredita que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Um dos nossos objetivos com patrocínios culturais é apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento, a diversidade, a equidade e a inclusão, reafirmando o compromisso da companhia com a sociedade brasileira. Através do nosso apoio ao Presença Festival estamos possibilitando, juntos, a criação de espaços de visibilidade e valorização de artistas de grupos sub-representados— comenta Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa e Marca da Shell Brasil.
A companhia já figura entre as líderes em ESG no país, com práticas consolidadas em DE&I, como programas de grupos de afinidades, mentorias, inclusão de profissionais trans, cotas raciais em programas de estágio e ações para equidade de gênero. Patrocínios como o Presença Festival complementam essa estratégia, potencializando impacto e inovação social. | Programação: https://www.presencafestival.com.br