vibra-apoio-projeto

06/06/2025

Vibra amplia apoio a projeto social em Manaus

E reforça compromisso com a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Iniciativa conjunta com O Pequeno Nazareno amplia inclusão de adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade, por meio de capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

Em linha com seu compromisso social de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do Brasil, ampliou o apoio à Associação Beneficente O Pequeno Nazareno. A nova fase da parceria permitirá atender mais 100 adolescentes e jovens, entre 12 e 23 anos, em situação de vulnerabilidade social em Manaus (AM), por meio de cursos de capacitação profissional com foco em mídias sociais e empreendedorismo, além de encaminhamento para oportunidades de estágio e emprego.

O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do “Projeto Gente Grande – Mídias Sociais para o Empreendedorismo”, realizado no dia 03 de junho (terça-feira), na sede da Associação, localizada na Comunidade Colônia Aleixo Neto. A cerimônia contou com a presença de representantes da Vibra, autoridades locais e dos participantes do projeto.

A nova etapa do projeto visa preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, especialmente no campo do empreendedorismo digital. A atuação da Vibra na capital amazonense se soma ao trabalho já desenvolvido em Fortaleza (CE), onde a companhia apoia o projeto, de mesmo nome, que beneficia cerca de 300 jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

—Uma das principais causas sociais da Vibra é apoiar iniciativas que contribuam para a proteção e a transformação da vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Investir na capacitação desses jovens é uma das formas mais efetivas de ampliar oportunidades, fortalecer a rede de proteção e prevenir a violência sexual que atinge de forma alarmante nossas crianças e adolescentes —afirmou Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

De acordo com o representante da ONG O Pequeno Nazareno — Manaus, Tommaso Lombardi, o projeto foi pensado para atender uma demanda real das periferias: a necessidade de fortalecer pequenos negócios e gerar oportunidades a partir da comunicação digital. —A gente sabe o quanto é difícil empreender nas margens da cidade, onde faltam recursos, visibilidade e apoio. A ideia do projeto é justamente oferecer ferramentas práticas, orientação e espaço para que esses empreendedores possam crescer e se conectar com mais pessoas. Ter a Vibra como parceira nessa caminhada é fundamental. Essa união mostra que é possível, sim, fazer diferente quando há compromisso com o desenvolvimento social e com quem está na base— declarou.

A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil (Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2024), mas apenas 8,5% desses casos são denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil em rodovias federais (Mapear 2023/2024). —Precisamos mudar essa triste realidade e denunciar os casos de violência sexual de crianças e adolescentes por meio de canais como o Disque 100 — reforçou Pousada.

Apoio regional ao Movimento Violência Sexual Zero —Após o lançamento do projeto, a Vibra promoveu uma reunião com representantes de empresas, instituições locais e organizações da sociedade civil, em Manaus, para apresentar e ampliar o engajamento no Movimento Violência Sexual Zero, uma iniciativa de alcance nacional voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Com o apoio da Vibra, o Movimento reúne empresas e organizações da sociedade civil como o Grupo Mulheres do Brasil, a Childhood Brasil e o Instituto Liberta. A proposta é fomentar uma atuação articulada entre o setor privado e a sociedade civil para atuar em rede, promovendo informação qualificada, mobilização de lideranças e implementação de práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos.

Lançado em março, o Movimento Violência Sexual Zero já conta com a adesão de mais de 150 empresas e 550 postos de combustíveis em todo o país. Em maio, essas organizações promoveram campanhas de sensibilização que impactaram diretamente mais de 1 milhão de colaboradores, evidenciando o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e adolescência.