flowbiz

02/06/2025

Aquisição da Flowbiz (antiga Mailbiz) impulsiona estratégia da Sankhya no mercado de e-commerce

A Sankhya, uma das principais desenvolvedoras de software de gestão empresarial (ERP) do Brasil, anuncia um significativo fortalecimento de sua estratégia para o mercado de e-commerce ao realizar a aquisição da Flowbiz (anteriormente Mailbiz). Com a integração, a holding agora conta com uma plataforma com 13 anos de especialização em automação de marketing e CRM voltados para o comércio eletrônico.

O reforço ao ecossistema da Sankhya é um passo estratégico para oferecer às lojas virtuais de seus clientes um conjunto ainda mais poderoso de soluções.

Experiência em CRM e encaixe com ecossistema causam impacto imediato — A expertise da Flowbiz em automação de marketing, exemplificada por funcionalidades com foco em aumentar o LTV (Lifetime Value) e a fidelização de clientes, complementa diretamente as soluções já integrantes do portfólio da Sankhya. “Hoje enxergamos a Flowbiz integrando nosso ecossistema com a Ploomes e com o nosso ERP, agregando para nossa plataforma completa de gestão. Ela se encaixa ao criar mais diferenciação para as nossas soluções”, afirmou André Britto, CFO da empresa.

Os benefícios para os atuais e futuros clientes no segmento de e-commerce são diretos. Eles terão acesso a ferramentas avançadas para personalização de campanhas em múltiplos canais, automação de processos de marketing e vendas e uma capacidade aprimorada de transformar dados em inteligência acionável. Outras inovações da Flowbiz, como os “Fluxos” – novos módulos de automações para hiperpersonalização – impulsionarão ainda mais os resultados das operações online.

Este investimento da Sankhya ocorre em um momento em que o comércio eletrônico brasileiro demanda soluções capazes de entregar mais do que um gerenciamento de operações, contando também com o crescimento e a fidelização de clientes em um ambiente competitivo. Nesse contexto, a aquisição da Flowbiz — com seu histórico de sucesso atendendo a nomes como Wepink e Brooksfield — demonstra o compromisso da Sankhya em prover tecnologia de ponta e conhecimento especializado para este mercado.

Aquisição e rebranding marcam nova etapa da Flowbiz O know-how que a Flowbiz agora agrega ao ecossistema Sankhya foi construído ao longo de mais de uma década de dedicação ao mercado de comércio eletrônico. Fundada em 2012 por Vinicius Correa (atual CEO da Flowbiz), a então Mailbiz nasceu da identificação de uma lacuna nas ferramentas disponíveis para e-commerces, inicialmente com foco em e-mail marketing. A empresa evoluiu organicamente, expandindo sua atuação para automação completa e Customer Relationship Management (CRM), sempre com o DNA voltado para as particularidades e desafios do varejo online.

Essa profunda compreensão do “jogo do e-commerce”, como define Vinicius Correa, permitiu à empresa desenvolver soluções que realmente destravassem o crescimento de seus clientes. O desenvolvimento de ferramentas como o módulo “Jornadas” — focado na reativação de carrinhos abandonados — junto da combinação de tecnologias robustas com atendimento personalizado feito por especialistas em vendas e marketing, solidificaram seu espaço de destaque no mercado antes da união com a Sankhya.

Da perspectiva da Flowbiz, a união potencializa sua missão de prover ferramentas de alta performance para o comércio eletrônico: “Hoje, a Flowbiz representa essa nova etapa: um CRM de alto desempenho para e-commerce, que vai muito além do e-mail e entrega resultados concretos por meio de múltiplas mídias, dados unificados e inteligência aplicada”, destaca Thiago Pitta, CTO da Flowbiz.

Lucas Brum, Sócio e Head Comercial da empresa, aborda também o rebranding pelo qual a antiga Mailbiz passa junto à nova parceria com a Sankhya: “A Flowbiz nasce com o propósito de refletir melhor tudo o que nos tornamos: uma plataforma que ajuda e-commerces a criarem estratégias personalizadas, rentáveis e sustentáveis. Queremos entregar ainda mais com nossa tecnologia.”

Os benefícios para os atuais e futuros clientes da Sankhya no segmento de e-commerce são diretos. Resultante dessa nova parceria, a Flowbiz trará acesso a ferramentas avançadas para personalização de campanhas em múltiplos canais, automação de processos de marketing e vendas nunca vistas para o amplo mercado — indo além do e-commerce para atender, também, indústria e varejo.