Roberto Celestino assume como CSO com o desafio de impulsionar as metas ESG da companhia e apoiar clientes na jornada rumo ao Net Zero.
Roberto Celestino é o novo CSO (Chief Sustainability Officer) da NTT DATA Brasil. Com 55 anos e mais de duas décadas de experiência em inovação digital, o executivo assume a nova função com a missão de fortalecer as práticas ESG da empresa e expandir sua atuação no apoio estratégico às metas sustentáveis de clientes no Brasil.
Paulistano, casado e pai de dois filhos, Celestino ocupava o cargo de head de Inovação Digital da companhia. Agora, passa a liderar um portfólio que contempla desde a adoção de práticas internas de baixo carbono e responsabilidade social até a oferta de soluções tecnológicas para desafios como a redução de emissões, rastreabilidade, circularidade e compliance ambiental.
— Temos o desafio de atuar em duas frentes: internamente, buscando práticas cada vez mais sustentáveis para nossas operações; e externamente, apoiando nossos clientes a avançarem em suas metas de sustentabilidade corporativa, usando dados e tecnologia para monitorar e aprimorar seu desempenho ESG—afirma o executivo.
A NTT DATA oferece serviços voltados à definição de estratégias Net Zero, gestão de clima e natureza, pegada de carbono e impacto na biodiversidade, além da adoção de princípios de circularidade e TI verde. —Estamos preparados para incorporar práticas de baixo carbono e transparência em toda a cadeia de valor, promovendo maior eficiência e sustentabilidade para nossos clientes —explica Celestino.
Segundo ele, o uso de tecnologias emergentes será essencial para o avanço das práticas ESG nos próximos anos. —Temos investido em soluções que propiciam práticas sustentáveis com inovação digital, trazendo ganhos de eficiência e redução de custos operacionais, além da mobilidade sustentável, gestão de energia e resíduos, e soluções para engajamento de colaboradores. Tudo isso apoiado por tecnologias avançadas, inteligência de dados, consultoria e inovação—.
Para o novo CSO, incorporar ESG ao negócio não é apenas uma tendência, mas uma exigência de um mercado em transformação. —As empresas que integram sustentabilidade às suas operações não só mitigam riscos e atraem talentos, como também se tornam mais resilientes e inovadoras. Isso se traduz em valor real para os stakeholders e para a sociedade—.
Antes de assumir a liderança em Sustentabilidade, Roberto Celestino construiu uma trajetória sólida em inovação, tecnologia e transformação digital. Com mais de 25 anos de experiência no setor de TI, passou por empresas como Siemens e Deloitte Brasil, sempre ocupando posições estratégicas ligadas ao setor. Está na NTT DATA desde 2015, onde liderou áreas como transformação digital, inovação aberta para diversas iniciativas com tecnologias emergentes, novas capacidades e co-criação com clientes para novas ofertas e negócios. Sua experiência combinando visão tecnológica, estratégia e impacto social foi decisiva para sua nomeação como novo head de Sustentabilidade da companhia. | https://br.nttdata.com