barco-triton

30/05/2025

Barcos “made in Brazil” ganham força no mercado global e entram no radar dos americanos

Com projeção de ultrapassar US$ 55 bilhões em 2025, segundo a National Marine Manufacturers Association (NMMA), o mercado náutico dos Estados Unidos tem atraído renomados estaleiros brasileiros, que já operam com unidades de vendas no país. Com o fortalecimento do consumo e o aumento do interesse por experiências ao ar livre nesta região, alguns fabricantes praticamente dobraram o volume de exportações em relação aos anos anteriores.

Com projeção de ultrapassar US$ 55 bilhões em 2025, segundo a National Marine Manufacturers Association (NMMA), o mercado náutico dos Estados Unidos tem atraído renomados estaleiros brasileiros, que já operam com unidades de vendas no país. Com o fortalecimento do consumo e o aumento do interesse por experiências ao ar livre nesta região, alguns fabricantes praticamente dobraram o volume de exportações em relação aos anos anteriores.

O estilo de vida ao ar livre continua em alta nos Estados Unidos e a navegação se consolida como uma das principais formas de lazer entre os americanos. De acordo com estimativas da National Marine Manufacturers Association (NMMA), os gastos com embarcações devem crescer entre 3% e 5% em 2025, superando os US$ 55 bilhões movimentados no ano anterior. De olho nesse mercado promissor, renomados estaleiros brasileiros já abriram unidades de vendas no país e, em alguns casos, dobraram o volume de exportações para os Estados Unidos. O reflexo desse avanço já se confirma nos dados: as exportações brasileiras de barcos cresceram mais de 220% no primeiro trimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Comex Stat, do Ministério de Comércio Exterior.

É o caso da Triton Yachts, fabricante de barcos brasileira com mais de 40 anos de atuação no setor. Apenas em 2025, a empresa já exportou oito embarcações para os Estados Unidos por meio da linha internacional Hanover. Em 2024, foram 27 unidades enviadas ao país, o que consolidou a marca como uma das líderes no avanço da náutica brasileira no exterior. Desde 2022, a Triton tem intensificado sua presença internacional e já acumula mais de 50 barcos entregues ao mercado norte-americano.

Para se ter uma ideia, a nova Triton Flyer 44, modelo lançado há menos de um ano pelo estaleiro, já soma duas unidades vendidas para os Estados Unidos e duas para o México, além do Brasil. “Hoje, os Estados Unidos representam cerca de 40% da nossa produção destinada à exportação. Acreditamos que o volume de pedidos deve crescer ainda mais, especialmente com a Triton Flyer 44, que foi totalmente projetada com foco no público internacional”, afirma Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts. Segundo ele, um dos grandes atrativos da embarcação é a possibilidade de configuração com motor de popa, uma preferência comum nos EUA, principalmente por ser de fácil manutenção, além de contar com três quartos e layout inspirado no estilo de vida ao ar livre.

—Ainda existe a ideia de que a melhor mão de obra está apenas no exterior, mas o Brasil conta com profissionais altamente qualificados, com domínio técnico e profundo conhecimento do setor náutico. Somos referência em design, engenharia, acabamento e contamos com uma estrutura produtiva sólida, aliada à capacidade de inovação. A indústria náutica brasileira tem evoluído de forma consistente e reúne hoje todas as condições para se tornar uma das grandes potências globais do setor —destaca o especialista.

Triton Yachts —A Triton Yachts é uma consagrada linha de barcos projetada e construída pelo estaleiro paranaense Way Brasil, com 40 anos de mercado. A marca é referência no segmento de lanchas de passeio e conta com modelos que variam de 23 a 52 pés, reconhecidos pela segurança, qualidade construtiva, suporte aos clientes e inovação constante em design e materiais. Nos Estados Unidos, os modelos são comercializados sob a marca Hanover, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional. | www.tritonboats.com.br