A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) definiu sua nova diretoria para o mandato 2025–2029.
A escolha se deu por votação unânime durante Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada neste mês com a participação de representantes das empresas associadas.
A nova composição da diretoria reforça o compromisso da AIAB com o fortalecimento da base industrial aeroespacial brasileira, a ampliação da competitividade do setor no mercado global e a promoção de seus interesses em âmbito nacional e internacional.
Julio Shidara, coronel engenheiro veterano da Força Aérea Brasileira (FAB), foi reconduzido à presidência. Formado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), teve atuação em programas estratégicos, como o caça AM-X, o radar SCP-01 e o projeto SIVAM, com passagem pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), onde desempenhou funções técnicas e gerenciais. Possui formação complementar em engenharia de software, gestão de processos e negociação internacional, com trajetória na modernização de sistemas aeronáuticos no Brasil.
Perfis —A nova diretoria da AIAB contará com quatro vice-presidentes, representantes de diferentes segmentos da indústria aeroespacial nacional:
— José Serrador Neto é engenheiro de produção pela PUC-Rio, com pós-graduação em Direito Internacional pela FGV-SP. Ingressou na Embraer em 2000 e hoje é vice-presidente de Relações Institucionais da empresa, com atuação destacada em políticas públicas, comércio internacional e temas regulatórios. Ao longo de sua carreira, participou de negociações multilaterais e foi agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Aeronáutico da FAB.
— Jadir Nogueira Gonçalves é engenheiro aeronáutico pelo ITA e sócio-fundador da Fibraforte Engenharia, empresa responsável por fornecer o sistema de propulsão do satélite Amazônia 1. Com passagem pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jadir tem atuação direta no setor espacial brasileiro há mais de três décadas, com foco na engenharia de sistemas e manufatura avançada.
— Ricardo Keiper de Carvalho e Silva é engenheiro mecânico pela Universidade Católica de Petrópolis e atua desde 1985 na GE Celma, onde atualmente é Diretor de Supply Chain. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e certificação Six Sigma Black Belt pela GE Aviation. Também ocupa a vice-presidência da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e integra o Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan.
— Danilo Miranda é engenheiro aeroespacial pelo ITA e mestre em engenharia espacial pelo INPE. Trabalhou em missões espaciais nacionais como o SGDC e o microssatélite VCUB-1. Atualmente, é Diretor de Inovação da Mac Jee, onde lidera o projeto do veículo lançador hipersônico RATO-14X, com foco em tecnologias estratégicas para defesa e acesso ao espaço.
AIAB — A AIAB é a entidade nacional de classe que congrega as empresas brasileiras do setor aeroespacial. Com atuação voltada à defesa dos interesses comuns da indústria, promove o intercâmbio entre associadas, estimula a cooperação empresarial e atua junto a órgãos governamentais e entidades internacionais. A eleição da nova diretoria reforça o papel da associação como referência no debate sobre o desenvolvimento industrial, tecnológico e estratégico do Brasil.