samsung-sustentabilidade

20/05/2025

Samsung expande iniciativas em sustentabilidade com foco em empresas

E aumenta pontos de coleta para logística reversa. Samsung reforça compromisso com o meio ambiente com mais ações voltadas à reciclagem de produtos eletrônicos, mutirões de coleta em escolas e maior presença nas universidades.

Comprometida com a inovação e a responsabilidade ambiental, a Samsung anuncia a expansão de suas iniciativas de logística reversa para o mercado B2B, reforçando seu compromisso com o meio ambiente e com o planeta. A empresa, que já oferece ao consumidor final um programa para reciclagem de produtos eletrônicos quebrados, antigos e sem uso de todos os tamanhos e marcas, também amplia os pontos de coleta para além das urnas encontradas nas lojas físicas e Smart Centers em todo o Brasil.

Para elevar seus esforços em relação aos cuidados com o planeta, a Samsung lança o programa Samsung Recicla Empresarial, voltado 100% ao mercado B2B. A iniciativa tem como objetivo auxiliar empresas de pequeno, médio e grande porte no descarte correto de aparelhos eletrônicos usados, antigos ou quebrados, independentemente de tamanho e marca. Entre os itens que podem ser descartados estão televisores, monitores, notebooks, tablets, smartphones corporativos, aparelhos de ar-condicionado, baterias, pilhas e outros dispositivos eletrônicos. Dessa forma, a Samsung busca contribuir com a redução da poluição e do lixo eletrônico descartado no meio ambiente, além de promover a reciclagem responsável em empresas de todos os setores.

A Samsung também está ampliando os pontos de coleta de produtos eletrônicos sem uso para além das urnas já disponíveis nas lojas e Smart Centers da marca. A empresa planeja apoiar mutirões de coleta a serem realizados em escolas públicas de todo o País. O primeiro mutirão está previsto para acontecer em 5 instituições do ensino médio da rede pública de Sorocaba, interior de São Paulo, no início de junho. Essa expansão visa facilitar o descarte consciente e incentivar a participação da comunidade na preservação do meio ambiente.

Ainda no campo da educação, a Samsung se une à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Centro de Vivência Infantil (CECI Parcial) para duas ações. A primeira delas é distribuir pontos de coleta (PEVs — Ponto de Entregas Voluntárias) de aparelhos de pequeno porte, como celulares, fones de ouvido, baterias entre outros. E a segunda é promover a conscientização sobre a importância dessa coleta com ações específicas de divulgação. Juntas, as partes envolvidas no projeto acreditam que incluir crianças pequenas no cuidado com a natureza e no trabalho de conscientização dos adultos significa investir no futuro de uma geração mais consciente e atuante em suas comunidades.

—A Samsung acredita que a tecnologia deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade, e essas ações em prol do meio ambiente reforçam seu compromisso em promover práticas mais responsáveis dentro e fora da empresa. A expansão do nosso programa de logística reversa para o mercado B2B vai além de qualquer exigência legislativa, sendo uma iniciativa genuína da empresa para que cada vez mais pessoas sejam conscientizadas e estimuladas a praticar a sustentabilidade onde quer que estejam— afirma Tulio Cesar Toledo, gerente sênior da Divisão de Customer Service da Samsung Brasil.

O programa de logística reversa da Samsung, o Samsung Recicla, registrou um aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos coletados1 e destinados à reciclagem no ano de 2024, em comparação ao ano anterior. O resultado foi obtido a partir de diversas iniciativas da Samsung, que contribuíram ecologicamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba como descartar seu aparelho antigo pelo Samsung Recicla — Com a expansão do programa Samsung Recicla Empresarial, o processo de descarte de aparelhos pode ser feito através do e-mail [email protected]. Basta entrar em contato solicitando coleta dos produtos, realizar o agendamento da coleta no endereço da empresa e a Samsung cuida do restante. O processo após a coleta é composto pelo transporte dos aparelhos coletados para a manufatura reversa, seguida pelo processamento, segregação de materiais e, por fim, a reinserção dos materiais reciclados para a cadeira produtiva.

Já o consumidor final, pode descartar produtos de pequeno e médio porte — como smartphones, fones de ouvido, tablets, notebooks, smartwatches, cabos, pilhas, carregadores e TVs menores que 40 polegadas — indo até a loja ou Smart Center Samsung de sua preferência e depositar o produto em uma das urnas de coleta do programa. Já para realizar esse descarte por meio dos mutirões de coleta, acompanhe as novidades de datas, horários e endereços na página: https://news.samsung.com/br

No caso de produtos de grande porte, como refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, monitores, TVs acima de 40 polegadas e outros, é possível agendar a retirada no seu endereço. O serviço de coleta residencial não tem custo e é necessário que o produto esteja desinstalado previamente. | www.samsung.com/br/support/programa-reciclagem