A Suframa realizou, no dia 16 de maio (sexta-feira), uma visita institucional ao Comando Militar da Amazônia (CMA), localizado na Zona Oeste de Manaus. Em pauta, o fortalecimento da cooperação para projetos de tecnologia, capacitação profissional e georreferenciamento de áreas estratégicas no âmbito do Distrito 3, que fica na Área de Expansão do Distrito Industrial (AEDI).
A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar; do superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; do superintendente-adjunto de Administração, Carlito Sobrinho; do coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Igor Bahia; do coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz; e do gerente de projetos da Secretaria Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel.
A equipe da Autarquia foi recepcionada pelo comandante militar da Amazônia, general Costa Neves, e pelo chefe do Estado-Maior, general Calderaro. Durante a reunião, Saraiva demonstrou interesse em restabelecer a parceria com o Exército para a execução do georreferenciamento das áreas do DAS e AEDI, destacando a importância de atualizar o número de lotes para prevenir invasões.
O superintendente também apresentou dados de faturamento, produção e mão de obra do Polo Industrial de Manaus (PIM) e frisou a necessidade de ampliar a capacitação de profissionais na região, tendo em vista a perspectiva a necessidade mão de obra capacitada em nível técnico, que se faz necessário para a chegada de novas empresas no PIM.
Ainda durante a visita, o superintendente solicitou informações sobre o Instituto de Pesquisa do Exército da Amazônia (IPEAM), vinculado ao Instituto Militar de Engenharia (IME), com o objetivo de identificar novas oportunidades de cooperação em projetos de PD&I. | Enock Nascimento