abertura-semana-s-rio

17/05/2025

Semana S é aberta no Rio com entrega simbólica de projeto de lei que institui o Dia S

Data de 16 de maio passa a integrar o calendário oficial da cidade e do estado como celebração da força do setor terciário.

A abertura institucional da Semana do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a Semana S, foi realizada no dia 16 de maio (sexta-feira), com foco na valorização do setor terciário e no fortalecimento das conexões empresariais. O evento contou com uma programação que incluiu apresentações, homenagens e a palestra de Rony Meisler, fundador da Reserva.

—A Semana S é um momento especial para celebrarmos o papel transformador do Sistema Fecomércio RJ, Sesc, Senac e sindicatos empresariais na vida das pessoas e no desenvolvimento do nosso estado. Hoje, temos a alegria de receber esse reconhecimento oficial, com a entrega do projeto de lei que institui o Dia S no calendário da cidade do Rio de Janeiro. É uma conquista que reforça o compromisso do Sistema com a qualificação profissional, com a cultura, o lazer, o turismo e a promoção do bem-estar social. O dia 16 de maio passa a ser, todos os anos, uma data simbólica de valorização do setor terciário e de tudo o que representamos para a economia fluminense e para a sociedade —anunciou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Na abertura da Semana S, o vereador Pedro Duarte entregou pessoalmente ao presidente da Fecomércio RJ o Projeto de Lei nº 127/2025, de sua autoria com o vereador Carlo Caiado, que institui o “Dia S de valorização e reconhecimento do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e sindicatos filiados” no Calendário Oficial da Cidade do Rio.

—A defesa do Rio de Janeiro é fundamental. Nós podemos e devemos trazer o orgulho carioca, e mostrar a força que temos nos mais diferentes setores relevantes para a economia do Brasil. Agora com a inclusão do Sistema S no calendário reforçamos o quanto o comércio de bens, serviços e turismo é importante. Que essa data sirva para mostrar, todos os anos, a força do setor terciário e da nossa cidade —destacou o vereador Pedro Duarte.

A iniciativa da Câmara Municipal se soma ao Projeto de Lei nº 4676/2025, de autoria do deputado Fred Pacheco, que garante o Dia S no calendário oficial do Estado do Rio de Janeiro.

A abertura da Semana S incluiu a exibição de um vídeo oficial com mensagem do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, além da apresentação das entregas realizadas em 2023 e das previstas para 2024 pelas casas Sesc RJ e Senac RJ. A palestra de Rony Meisler encerrou a manhã com insights inspiradores sobre empreendedorismo e inovação.