entrada-hospitalar

17/05/2025

Hospitalar 2025: Abimed impulsiona debates sobre o futuro dos dispositivos médicos no Brasil

Ao longo dos quatro dias de evento, a associação reunirá algumas das principais autoridades do setor, promovendo debates sobre regulamentação, tendências e desafios da indústria de dispositivos médicos em dois espaços exclusivos.

A Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (Abimed) terá participação ativa na Hospitalar 2025, maior feira de negócios em saúde da América Latina [www.hospitalar.com], que acontece de 20 a 23 de maio (terça a sexta-feira), no São Paulo Expo, em São Paulo. Patrocinadora institucional do evento, a entidade marcará presença com uma programação robusta e estratégica composta por 40 painéis, divididos entre dois espaços exclusivos: a Jornada Regulatória Abimed, com 22 painéis no Mezanino, e o Diálogos Abimed, com 18 painéis no estande da Associação.

Com atividades em dois espaços distintos — a Jornada Regulatória Abimed , no Mezanino, e o Diálogos Abimed , em seu estande —, a Associação reunirá dirigentes do Ministério da Saúde, Anvisa, Inmetro, Anatel, especialistas de referência e representantes da indústria, reforçando seu papel como articuladora de avanços regulatórios e de inovação no país.

Entre os principais destaques da Jornada Regulatória Abimed na Hospitalar 2025, está a análise da RDC nº 830/23, que trata da reclassificação de risco dos produtos IVD, tema de grande impacto para o setor de diagnóstico in vitro no Brasil. Outro painel central será a discussão sobre a construção normativa na Anvisa, com foco em inteligência regulatória, análise de impacto, regulação ágil e participação social, pilares fundamentais para uma atuação regulatória moderna e responsiva.

A programação também contará com uma valiosa troca internacional com a apresentação do panorama do setor de dispositivos médicos na Coreia do Sul, explorando sua experiência em convergência regulatória global. Além disso, será debatido o impacto da RDC 848/2024, no âmbito da harmonização normativa, destacando os desafios e oportunidades que ela traz para a inovação no país.

Outros destaques incluem a apresentação dos resultados da GGTPS referentes a 2024, com perspectivas para a agenda regulatória 2025-2026, programa Reliance e revisão da RDC de Software as medical device (SaMD); e um painel sobre a sinergia entre Anvisa, Inmetro e Anatel, com foco nos desafios e avanços na harmonização dos RACs para dispositivos médicos. A programação se encerra com a apresentação dos principais motivos de indeferimento/exigências técnicas de peticionamentos de registro inicial e de alteração, assim como orientações gerais e questionamentos / dúvidas do setor regulado.

No espaço do Diálogos Abimed , a Associação lançará a Cartilha Abimed |SPLAW sobre a Nova Lei de Licitações, além de debater o Sunshine Act e o PL 7990/17, reforçando a importância da ética e da transparência no relacionamento do setor com os profissionais de saúde. Outro tema em evidência será o papel da Economia Circular na indústria de dispositivos médicos, discutindo práticas sustentáveis e seus impactos no ciclo de vida dos produtos. Ainda no âmbito da inovação, especialistas debaterão a aplicação da Inteligência Artificial na saúde, seus riscos e benefícios, e as perspectivas de regulamentação.

Segundo Fernando Silveira Filho, presidente-executivo da Abimed , a programação da Hospitalar 2025 foi pensada para refletir os eixos estratégicos da Associação — Sustentabilidade do Sistema e Ambiente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Educação, Ética e Transparência e ESG — integrados sob a ótica da educação contínua como elemento transversal. “Queremos proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos que contribua efetivamente para o fortalecimento da saúde no Brasil, impulsionando a inovação com responsabilidade e eficácia regulatória —afirma o executivo. | Programação completa da Abimed na Hospitalar 2025: https://shre.ink/eKNk