Alta de 7,7% comparado ao mesmo período no ano passado. Margem bruta consolidada foi de 12,2%, um aumento de 0,4 ponto percentual em comparação com o mesmo período de 2024.
A Allied Tecnologia (ALLD3), líder na distribuição de eletrônicos no Brasil e uma das principais empresas de eletrônicos de consumo do país, anunciou ontem os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025, com destaque para R$ 685,9 milhões provenientes da Distribuição Brasil, que apresentou crescimento de 7,7% em relação ao mesmo período de 2024. A margem bruta consolidada foi de 12,2%, o que representa um aumento de 0,4 ponto percentual em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Além disso, a companhia registrou R$ 6,1 bilhões de receita bruta e R$ 212 milhões de lucro líquido ajustado nos últimos 12 meses.
—O desempenho no primeiro trimestre de 2025 reforça a resiliência da Allied para superar incertezas dos cenários macroeconômicos brasileiros. As sucessivas elevações nas taxas de juros têm exercido um impacto significativo sobre o setor de varejo, principalmente por encarecer o crédito ao consumidor, desestimulando o consumo de bens duráveis e não duráveis. Além disso, taxas de juros mais elevadas pressionam as despesas financeiras e desafiam a gestão de capital de giro. Apesar desse contexto adverso, a Allied demonstrou capacidade para crescer +3,8% a receita líquida em seus negócios no Brasil comparando primeiro trimestre de 2025 com primeiro trimestre de 2024, reduzir despesas operacionais em 11,4% e diminuir em R$ 60 milhões a dívida líquida comparando o mesmo período.
O executivo ressaltou ainda outros pontos de destaque, como market share e o canal de venda de smartphones recondicionados da empresa: —É possível destacar também o ganho de 1,1 ponto percentual de market share valor no mercado de smartphones decorrente do forte desempenho da Distribuição Brasil nesta categoria, a qual cresceu 20% frente ao mercado que cresceu 3% no mesmo período. Adicionalmente, o canal dedicado à venda de smartphones recondicionados segue crescendo com taxas aceleradas conforme plano de negócio, +230% em relação ao primeiro trimestre de 2024— finaliza Stagni.
Principais destaques— Lucratividade: R$ 212 milhões de lucro líquido ajustado nos últimos 12 meses e R$ 15,1 milhões no período; Receita líquida consolidada de R$ 1.197,1 e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado de R$ 50,5 milhões no primeiro trimestre de 2025;
Distribuição Brasil: Atualmente, o canal de Distribuição Brasil é responsável por 57% da receita total da companhia e demonstrou um desempenho notavelmente positivo no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024, ficando 7,7% acima do primeiro trimestre de 2024;
Presença de mercado: R$ 6,1 milhões de produtos vendidos em 2024, com market share de 9% em smartphones (aumento de 1,1% em comparação com o primeiro trimestre de 2025), 13% em videogames e 6% em notebooks;
Trocafy: Como resultado desta operação no primeiro trimestre de 2025, é possível destacar um avanço na receita líquida de mais de três vezes quando comparado o primeiro trimestre de 2025 com o primeiro trimestre de 2024, resultado da construção de uma operação sólida, eficiente, de extrema qualidade e com um mercado potencial grande, visto que há uma percepção de valor da aquisição de aparelhos recondicionados em expansão;
Despesas operacionais: No primeiro trimestre de 2025, as despesas operacionais representaram 9,1% da receita líquida total, ficando 0,7 ponto percentual menor do que no trimestre anterior. As despesas operacionais ajustadas totalizaram R$ 108,8 milhões no primeiro trimestre de 2025, evidenciando o ganho de eficiência nas operações da Companhia, o que gerou redução de 11,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024.