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16/05/2025

TCP realiza operação de carga superdimensionada inédita na América do Sul

Esta foi a primeira vez em que reboques multi-purpose boogies (MPB) foram utilizados.

No início deste mês de maio, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, realizou uma operação inédita na América do Sul ao içar e posicionar uma carga em multi-purpose boogies (MPB), um tipo de plataforma sobre pneus utilizada para transportar objetos pesados e superdimensionados, conhecidos como cargas projeto (CPJ).

Nesta operação, a carga movimentada foi um secador industrial de tubos (rotatubos), fabricado em Curitiba pela empresa Ostergaard S.A., que possui 102 toneladas, 22,50 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro. O secador foi transportado da capital paranaense até o Terminal de Contêineres de Paranaguá em um caminhão especial, com reboques modulares hidráulicos.

Já na TCP, o secador foi içado por dois guindastes móveis (MHC), equipamentos com capacidade para elevar até 100 toneladas a 40 metros de altura, e posicionado sobre dois módulos MPB. —O MPB é bastante versátil e mais fácil de manobrar se comparado a outros modelos de reboque, pois os eixos dos módulos são móveis e não fixos, como nos reboques convencionais. Contudo, a operação para içar e posicionar a carga é extremamente delicada, exigindo uma equipe qualificada e maquinário adequado para garantir precisão total, assegurando a integridade do bem do cliente —explica Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP.

Com o sucesso da operação, a carga ficou armazenada no Terminal até o dia 11 de maio, quando foi rebocada por dois tugmaster (equipamento similar a um cavalo mecânico, mas de uso exclusivo em terminais portuários) e uma reach stacker (empilhadeira de grande porte). Em seguida, embarcou no navio de cargas rolantes (ro-ro) M/V Liberty, do armador Wallenius Wilhelmsen, e seguiu para seu destino, no Panamá, onde será instalado em uma planta industrial para processar e secar farinha de peixe. A empresa de logística Over Porjects foi responsável pela operação.

Referência em operações de carga projeto — No mês de março, a TCP recebeu a importação de um helicóptero Bell 412. A aeronave multipropósito, conhecida por sua aplicabilidade no mercado civil e militar, é equipada com uma turbina dupla, rotor de quatro pás, e possui aproximadamente 17 metros de comprimento, 4,5 metros de altura e pesa pouco mais de 3 toneladas.

—A estratégia da TCP é atuar como um terminal ‘one stop shop’ para seus clientes, disponibilizando as soluções e os serviços logísticos mais modernos disponíveis no mercado para uma gama diversificada de demandas. A operação do helicóptero reforça a aptidão do Terminal para atender o mercado que busca movimentar cargas especiais com segurança e agilidade— explicou o gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP, Giovanni Guidolim.

O helicóptero, transportado em um contêiner MAFI (com rodas, mas sem teto e paredes), foi descarregado pela rampa principal de um navio de cargas rolantes (ro-ro) e ficou armazenado no Terminal até a primeira semana de abril, quando a carga seguiu para seu destino.

— O Terminal é conhecido pela sua expertise na movimentação de cargas sensíveis, de alto valor agregado, e com dimensões não convencionais. O zelo e a eficiência de nossa equipe para executar esse tipo de operação, que exige um desenho logístico customizado e integrado, são diferenciais que tornam a TCP a principal referência do mercado na modalidade de carga projeto— concluiu ​Mattos.