usina-henry-borden-emae

16/05/2025

Emae recebe rating corporativo AAA da Fitch

A Fitch Ratings atribuiu a classificação “AAA(bra)” para rating Inicial Nacional Privado de Longo Prazo da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae). A previsibilidade de receitas e a ausência de dívidas fundamentam essa classificação.

—Essa é a maior nota corporativa possível de ser atribuída pelas agências de classificação de risco de crédito”, afirmou o diretor Financeiro, de Relações com Investidores e Novos Negócios da Emae, Gustavo Nasser. “Para nós, é um atestado de que a companhia tem solidez e estabilidade de geração operacional de caixa, além de uma perspectiva de crescimento do Ebitda em função de novos projetos à frente —destacou o executivo.

A decisão de contratar o rating foi tomada pela nova administração da empresa, após a desestatização, em outubro de 2024.

Segundo a Fitch, o rating atribuído à Emae “reflete a elevada previsibilidade de sua receita e Ebitda”, decorrente da comercialização de 89% de sua energia assegurada através do regime de cotas, no qual a empresa recebe uma receita anual de geração (RAG) ajustada pelo IPCA até o final das concessões, em 2042. Isso isenta a Emae do risco volumétrico/hidrológico, uma vez que a receita é baseada na disponibilidade da potência das usinas, e não na energia gerada, apontou a agência de avaliação de risco.

—A maior parte da receita hoje vem do regime de cotas, mas já estão em desenvolvimento novos projetos para diversificar o portfólio e reduzir essa concentração —disse Nasser.

Segundo o diretor da Emae, —a empresa não possui dívidas e tem vários projetos de investimento em maturação, em especial aqueles que irão agregar novas receitas à companhia. E o rating corporativo é o primeiro passo para estruturarmos emissões de dívidas no futuro— ressalta Nasser.

Com base nos projetos em desenvolvimento divulgados pela Emae, nos próximos dois anos, são estimados investimentos totais de cerca de R$ 430 milhões, que incluem a implantação da PCH Edgard de Souza, com 18 MW de capacidade.

Emae — A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) é uma companhia privada que atua no setor de geração de energia elétrica por meio de fonte hídrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Suas usinas e barragens estão localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Alto Tietê. Comprometida com a transição energética do país e em diversificar suas fontes de energia, a Emae tem participação na Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada no reservatório Billings, primeira e maior usina solar flutuante do país.