Entenda como essa tecnologia pode melhorar as experiências do consumidor.
Gerente de produto da Avery Dennison América Latina explica como a aplicação da solução autoadesiva correta é capaz de aprimorar a percepção do uso do produto e da marca, e o que deve ser levado em conta ao fazer essas escolhas
Adquirir novos produtos como artigos de cozinha, eletrodomésticos, eletrônicos, quadros e até mesmo sapatos pode passar de uma experiência positiva e satisfatória para um sentimento de frustração em poucos minutos, por um motivo em comum: a remoção da etiqueta autoadesiva. Soluções desse tipo que se rasgam facilmente e pela metade, ou que deixam resíduos difíceis de serem retirados, podem ter um impacto direto na percepção do uso do produto e da marca por parte do consumidor.
É o que explica Renato Rafael, gerente de produtos da Avery Dennison na América Latina. Segundo ele, a escolha da solução autoadesiva correta para o produto, capaz de evitar esses contratempos, deve considerar fatores como o tipo de superfície que receberá essa aplicação, o grau de resistência do frontal (parte superior que recebe a impressão), o tempo que essa etiqueta permanecerá na superfície e o ambiente em que ficará exposta, pois todas essas questões influenciam na remoção limpa do adesivo.
—A retirada das etiquetas não precisa ser um processo difícil e frustrante para o consumidor, com a necessidade de envolver água e sabão, entre outros materiais e substâncias de limpeza utilizados para remover resíduos pegajosos e que podem danificar o produto. Existem inúmeras soluções que entregam excelente adesão e remoção limpa. Para que essa escolha seja assertiva, temos que levar em conta a superfície do produto, como vidro, cerâmica, madeira e plástico, seu formato, textura, utilização e nível de complexidade em geral—aponta.
E neste processo, Rafael orienta que optar por soluções com frontais mais resistentes, também pode ajudar a prevenir rasgos. —Etiquetas que permanecerão aplicadas por mais tempo e com condições mais agressivas, como raios UV, produtos químicos, umidade e altas temperaturas, devem também contar com propriedades que ajudem a suportar tais condições sem que a estrutura da etiqueta seja comprometida e impacte na remoção ou na experiência do consumidor— complementa.
O que considerar ao escolher um adesivo removível —Dentre os fatores que auxiliam na escolha da etiqueta mais eficiente e indicada para cada aplicação, o executivo da Avery Dennison explica que a ocorrência de rasgos no frontal e/ou resíduos de adesivos no substrato podem ocorrer, principalmente, quando um adesivo permanente é utilizado em uma aplicação onde se requer um adesivo removível, por isso, essas funcionalidades devem ser levadas em conta.
—Adesivos permanentes podem apresentar caraterísticas como alta adesão, durabilidade, dentre outras que sustentam esse tipo de aplicação. Neste caso, o ideal é optar por soluções adesivas com formulação propriamente desenhada para ser removível, o que em alguns casos requer ainda que os frontais sejam mais resistentes e não se rasguem facilmente— salienta.
Sobre os resíduos deixados pela etiqueta após sua remoção, Renato Rafael destaca que isso costuma acontecer quando se opta por soluções que combinam frontais de papel a adesivos permanentes, onde não se deve usar esse tipo de composição. Segundo ele, produtos que possuem superfícies que costumam aderir as etiquetas com mais facilidade — como alguns plásticos, vidros, porcelanas e aço — ou que fiquem expostos em ambientes críticos (luz solar, umidade, fatores químicos), devem receber etiquetas que combinem frontais específicos para cada necessidade a adesivos removíveis, pensando em uma melhor performance e durabilidade.
—Em alguns casos, essas etiquetas não deixam resíduos e sim manchas, também chamadas de ghosting, que ocorrem com mais frequência em substratos porosos, como é o caso da madeira, e que agem como uma esponja para esses componentes. Particularmente essa é uma das piores experiências para o consumidor, que pode ter seu produto avariado, sem ao menos tê-lo utilizado. A boa notícia é que essas situações podem ser totalmente evitadas pelas marcas e empresas, a partir da aplicação da solução correta—conclui o executivo.
A Avery Dennison oferece um portfólio de soluções removíveis, com tecnologias que equilibram adesão e remoção limpa. As opções permitem que a etiqueta cumpra seu papel de comunicar e proteger a integridade do produto — sem deixar marcas.