Crescimento de 25%.. Operadora apresentou aceleração nos primeiros meses do ano com crescimento de 38,7% nas vendas e 27,5% na receita líquida comparado ao mesmo período de 2024.
A Alares, operadora de telecom sediada em São Paulo, que está presente em sete estados e 228 cidades brasileiras, anunciou os resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2025, no dia 14 de maio (quarta-feira). Os números refletem um crescimento consistente, impulsionado tanto pela forte capacidade da empresa de se expandir organicamente quanto pelo sucesso da plataforma Alares de M&A, altamente eficiente em processos de aquisição, como demonstrado pela bem-sucedida integração da Azza.
Com essa estratégia, a companhia fechou o trimestre com receita líquida de R$222,8 milhões, representando um crescimento expressivo de 27,5% em comparação ao mesmo período de 2024, enquanto o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) totalizou R$97,7 milhões, um aumento de 24,8% em relação ao 1T24. O indicador Ebitda-capex registrou R$51,3 milhões, com notável expansão de R$21,7 milhões (73.3%) comparado ao ano anterior, evidenciando a capacidade de gerar caixa da companhia. Esse desempenho foi impulsionado pela expansão de margem e alto controle dos investimentos realizados.
A base de clientes da Alares expandiu para 798 mil assinantes, um crescimento de 26,4%, com infraestrutura capaz de atender 3,2 milhões de residências, o que representa uma expansão de 27,8%. As vendas cresceram fortemente, 38,7% comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, impulsionadas pela estratégia de fortalecimento da operação comercial e sua capilaridade, que permitiu a captura de oportunidades específicas em cada mercado de atuação.
—O crescimento expressivo da nossa base de clientes e a expansão da nossa presença geográfica mostram a assertividade de nossa estratégia de crescimento. A nossa capacidade de identificar e capturar oportunidades de mercado, bem como o nosso forte diferencial nos processos de integração e extração de sinergias em aquisições, têm sido impulsionadores de nossos resultados —afirma Denis Ferreira, CEO da Alares.
A companhia manteve forte disciplina na execução operacional no trimestre, evidenciada pela redução de 4,6% no Capex, que totalizou R$46,4 milhões. Esta otimização é resultado do aprimoramento contínuo de controles e processos, incluindo maior eficiência no custo de expansões estratégicas de rede, melhor recuperação de equipamentos e gestão mais efetiva de fornecedores.
A integração de processos e sistemas continua sendo um diferencial competitivo relevante na Alares, que intensificou o uso de inteligência artificial em áreas chave como retenção de clientes, roteirização de equipes de campo e gestão do call center, gerando ganhos significativos de eficiência, escalabilidade e satisfação dos clientes.
Como parte da estratégia de geração de valor para sua base de assinantes, a Alares lançou novos produtos e serviços no trimestre, incluindo Wi-Fi Extra, Wi-Fi Mesh e o streaming Disney+.
O crescimento da Alares também se reflete em sua frente de ESG. Entre as iniciativas de destaque do trimestre estão o Projeto 1º Voo – Aprendizes, que proporcionou oportunidades no mercado de trabalho a jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), e a segunda edição do programa “Elas na Técnica”, iniciativa que incentiva a participação feminina em vagas técnicas, reafirmando o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão. A Alares segue firme em sua missão de gerar valor sustentável para acionistas, clientes e colaboradores, mantendo solidez financeira e garantindo impactos sociais positivos em todas as regiões onde atua.
Alares — Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.
Reúne aproximadamente 2.700 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Paraná e Paraíba. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 800.000 clientes.
Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.