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14/05/2025

Grupo Fleury registra 45% de aumento de teleconsultas pediátricas

Impulsionadas por doenças respiratórias entre janeiro e abril. Demanda por consultas médicas subiu 25% para adultos e crianças no período. Tendência persiste em maio.

A tendência de aumento na incidência de infecções de vias aéreas superiores percebida os ambulatórios médicos e laboratórios tem sido sentida também no Pronto Atendimento Digital do Grupo Fleury, especialmente as provocadas por viroses respiratórias. Entre a população pediátrica, o aumento no número de atendimentos foi de 45% entre janeiro e abril, mantendo esta tendência em maio. Somando os atendimentos para adultos e crianças, a demanda por teleconsultas médicas subiu, em média, 25%. Doenças respiratórias são responsáveis pela maioria das queixas. Os estados com maior número de atendimento são: SP (56%), RJ (12%), MG (6%) e BA (4%).

De acordo com os dados do Pronto Atendimento Digital do Grupo Fleury, 94% destes pacientes tiveram suas demandas sanadas na própria consulta de telemedicina. E apenas 6% destas consultas, que apresentaram sinais de gravidade, foram encaminhados a um pronto-socorro presencial.

“O nosso serviço demonstra nestas situações que a telemedicina não apenas é um meio prático e mais confortável para o paciente para os quadros menos complexos, mas também ajuda na coordenação do sistema, desafogando o pronto socorro e encaminhando os casos mais graves com agilidade”, explica a infectologista e gerente do Pronto Atendimento Digital do Grupo Fleury, Jane de Oliveira Gonzaga Teixeira.

Para atender aumentos pontuais de demanda como esse, o Grupo Fleury desenvolveu uma metodologia única de alocação de plantões de seus mais de 600 médicos, distribuídos em todo o País, que permite prever e ajustar a demanda durante todo o dia, com escala variável. O Pronto Atendimento do Grupo Fleury também conta com alguns diferenciais de mercado que colaboram para esta adesão entre os seus beneficiários, tais como: . Teleconsultas 24 horas, incluindo nos finais de semana e feriados;

. Protocolos clínicos próprios, interdisciplinares baseados em evidências clínicas, protocolos de sociedades médicas e Ministério da Saúde, protocolos clínicos próprios, interdisciplinares baseados em evidências clínicas, protocolos de sociedades médicas e Ministério da Saúde;

. Pós consulta de enfermagem para acompanhamento a distância de pacientes que inspiram maior cuidado segundo a indicação do corpo médico e comunicação de resultados críticos de laboratório.

—Após uma consulta no Pronto Atendimento Digital, se o paciente opta por colher os exames em uma das marcas do grupo Fleury, em caso de resultados críticos ou risco iminente de saúde, nossa equipe médica é notificada e telefona para o paciente para uma nova orientação sobre a conduta a seguir —explica a executiva.

Jane lembra também que a documentação gerada em consulta, tais como pedidos de exame, atestados, receituários, além dos resultados dos exames dos laboratórios do Grupo Fleury, ficam disponíveis no aplicativo. —Estes registros podem ser compartilhados com o médico de referência do paciente, para continuidade do cuidado, ou em caso de piora, no pronto socorro, auxiliando essa equipe— acrescenta a infectologista.