porto-sudeste5

13/05/2025

Porto Sudeste e Morro do Ipê recebem certificações internacionais

Que reiteram o foco na ética e integridade. Obtenção da ISO 37301 e renovação da ISO 37001 estruturam sistemas de conformidade das empresas.

O Porto Sudeste, empreendimento privado da região de Itaguaí, e Mineração Morro do Ipê, mineradora localizada em Minas Gerais, acabam de renovar a certificação na norma ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e obter a certificação ISO 37301 (Sistema de Gestão de Compliance). A conquista coloca as empresas em um grupo seleto de organizações que seguem os mais elevados padrões internacionais de governança, ética e integridade corporativa. Os dois empreendimentos atuam de forma conjunta: todo o minério de ferro extraído pela Mineração Morro do Ipê é escoado pelo Porto Sudeste.

—A renovação da ISO 37001 e a obtenção da ISO 37301 são reflexos da cultura ética e transparente que implementamos ao longo dos anos nas empresas. As certificações inspiram confiança dos nossos profissionais, parceiros e toda a sociedade. Acreditamos que a conformidade não é um destino, mas um caminho contínuo de responsabilidade e evolução—afirmou Jayme Nicolato, CEO do PSB e MMI.

As certificações ISO são concedidas após rigorosas auditorias conduzidas por organismos acreditados pelo Inmetro. As certificações atestam que o Porto Sudeste e a Mineração Morro do Ipê mantêm políticas, processos e práticas consistentes com as exigências das normas internacionais, voltadas à prevenção de irregularidades, promoção da conformidade legal e combate efetivo à corrupção.

As normas são estabelecidas pela International Organization for Standardization (ISO)—, uma organização internacional independente, sediada em Genebra, que reúne especialistas de mais de 160 países. O objetivo é desenvolver e publicar normas internacionais que promovam a qualidade, segurança, eficiência e interoperabilidade de produtos, serviços e sistemas. A iniciativa fomenta o comércio global e as boas práticas em diversos setores da economia.

A ISO 37301 estabelece diretrizes para a implementação de sistemas eficazes de Compliance, assegurando que a empresa atue em conformidade com leis, regulamentos e padrões éticos. Já a ISO 37001 é voltada especificamente para a prevenção, detecção e resposta ao suborno, e contribui para ambientes de negócios mais justos e sustentáveis.

Porto Sudeste —O Porto Sudeste é um porto privado, projetado para movimentar diversos tipos de granéis sólidos, em especial o minério de ferro, e líquidos. Atualmente, é um dos terminais mais eficientes do Brasil, com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas por ano, com licença de expansão para até 100 milhões de toneladas/ano. Localizado em área abrigada na Baía de Sepetiba, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), o empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção de minério de ferro vindo de Minas Gerais, e para as operações de transbordo de petróleo e derivados dos navios que vêm da Bacia de Santos, berço do pré-sal. O Porto Sudeste gera empregos para a região, aumenta a arrecadação de impostos e promove o desenvolvimento para o município de Itaguaí.

Mineração Morro do Ipê — A Morro do Ipê é uma mineradora, criada em 2016, responsável pela gestão das Minas Ipê e Tico-Tico, assim como suas unidades de processamento de minério de ferro. A empresa está localizada no município de Brumadinho, no limite com os municípios de Igarapé e São Joaquim de Bicas e atua de forma responsável em suas práticas operacionais, fiscais, ambientais e sociais. Como parte do seu compromisso com o desenvolvimento local, a Ipê realiza programas socioambientais nos municípios do entorno de suas operações. As ações são realizadas a partir do diálogo entre empresa, poder público e sociedade civil, permitindo estabelecer um processo de interação e atuação em conjunto com os setores sociais.