Resultados no trimestre seguem reforçando a eficiência operacional e disciplina financeira da companhia; resultado líquido recorrente foi de R$ 159,8 milhões, 8,2% maior que no primeiro trimestre de 2024.
No primeiro trimestre do ano, a Grendene apresentou resultados robustos, mesmo diante do cenário macroeconômico desafiador, marcado por juros elevados, inflação persistente e impasses na geopolítica global. A receita líquida da companhia somou R$ 563,8 milhões no primeiro trimestre de 2025, aumento de 4,5% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Esse desempenho foi impulsionado, principalmente, pela valorização do preço médio por par e pela maior participação das exportações na receita total da companhia.
Entre janeiro e março deste ano, a Grendene produziu 25,3 milhões de pares, sendo 17,7 milhões destinados ao mercado interno e 7,6 milhões ao exterior. A receita bruta gerada pelas exportações chegou a R$ 185,7 milhões, registrando aumento de 38,5%, com avanço de 21,1% no volume e de 14,3% no preço médio por par em reais. A América do Sul seguiu como principal destino das exportações da empresa, com crescimento em mercados como Paraguai, Colômbia e Peru.
No mercado interno, a receita bruta totalizou R$ 519,7 milhões, retração de 1,6% em valor e de 19,6% no volume, refletindo a cautela dos canais de distribuição no início do ano. Por outro lado, o preço médio por par teve expansão de 22,4%, resultado de uma estratégia comercial mais seletiva e do foco em produtos de maior valor agregado.
—A Grendene segue demonstrando resiliência operacional, disciplina na gestão e foco em rentabilidade e inovação. O desempenho do primeiro trimestre deste ano reflete a capacidade de se adaptar rapidamente às condições de mercado, preservando margens e avançando na estratégia de crescimento sustentável— explica Alceu Albuquerque, diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene.
Destacaram-se também no primeiro trimestre de 2025 o resultado líquido recorrente da empresa, que foi de R$ 159,8 milhões, 8,2% maior comparado em relação ao primeiro trimestre de 2024, e o EBIT recorrente de R$ 96,5 milhões, aumento de 6,9%.
Além deles, como resultado da combinação entre maior preço médio, disciplina de custos e estratégia comercial, o lucro bruto da Grendene alcançou R$ 263,5 milhões no trimestre, com expansão de 9,6% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Já o resultado financeiro recorrente foi de R $86,6 milhões, crescimento de 18,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
—Continuamos atentos às movimentações do setor e às dinâmicas de consumo, trabalhando constantemente para impulsionar o crescimento do nosso negócio, aproveitando as oportunidades de mercado e preservando nossa atuação próxima aos parceiros comerciais —declara Albuquerque.
Grendene —Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores exportadoras de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil.
Com quatro unidades industriais, distribuídas por Ceará, e Rio Grande do Sul, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas, e subsidiárias, seus produtos alcançam aproximadamente 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta com duas lojas conceituais: “Galeria Melissa” e “Rider Spaces” localizadas em São Paulo, além de uma rede de franquias “Melissa”. Em 2024, registrou lucro líquido recorrente de R$ 796,5 milhões.