A receita líquida somou R$ 22,497 bilhões no primeiro trimestre de 2025, crescimento de 11% ante o mesmo período em 2024.
Volume Total (orgânico) +0,7% vs AA — O volume consolidado cresceu 0,7% liderado por desempenhos positivos no Brasil (+1,4%, com +0,7% em Cerveja e +3,2% em NAB) e na América Latina Sul (“LAS”) (+1,1%), que mais do que compensaram as quedas na América Central e Caribe (“CAC”) (-4,9%) e no Canadá (-4,2%), onde os volumes foram impactados principalmente por indústrias fracas.
Receita líquida (orgânica) +6,7% vs AA —A receita líquida aumentou 6,7%, com a receita líquida por hectolitro (“ROL/hl”) crescendo 5,9%. A receita líquida aumentou na LAS2 (+19,5%), em NAB Brasil (+11,4%) e em Cerveja Brasil (+3,2%), enquanto na CAC e no Canadá diminuiu 0,8% e 1,6%, respectivamente, impactada pelo desempenho do volume.
Ebitda ajustado (orgânico) +12,7% vs AA —O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) ajustado cresceu 12,7%, com a margem expandindo 180pb para 33,1%, suportada por nossa disciplina na gestão de custos e despesas. Entregamos crescimento do Ebitda ajustado com expansão das margens bruta e Ebitda ajustado na maioria das nossas unidades de negócios.
LPA ajustado R$ 0,24 — O lucro por Ação (“LPA”) ajustado foi ligeiramente positivo (+0,4%), uma vez que o crescimento do Ebitda ajustado foi compensado por maior despesa financeira líquida e aumento da despesa com imposto de renda no Brasil, dado o one-off de tributos no primeiro trimestre de 2024.
Fluxo de caixa das atividades operacionais R$ 1.204,0 milhões — O fluxo de caixa das atividades operacionais aumentou 67,6% em comparação com R$ 718,2 milhões no primeiro trimestre de 2024, impulsionado principalmente pelo crescimento do Ebitda ajustado juntamente com menores tributos no Brasil (devido ao menor pagamento de imposto de renda retido na fonte relacionado ao JCP).
Alocação de Capital — Em 07 de maio de 2025, o Conselho de Administração aprovou a distribuição de dividendos intermediários de aproximadamente R$ 2 bilhões a serem pagos em julho.
—Tivemos um início de ano sólido, impulsionado pela execução da nossa estratégia de crescimento nos mercados em que operamos, entregando mais um trimestre de momentum contínuo da receita líquida, crescimento de dois dígitos do Ebitda ajustado e expansão das margens— Carlos Lisboa, CEO.
—Nossa missão de liderar e expandir a categoria de cerveja impulsionou volume consolidado recorde para um primeiro trimestre: iniciamos o ano com um desempenho sólido, mantendo nosso momentum comercial e nosso compromisso com a eficiência operacional. Nossa receita permaneceu resiliente, com volumes crescendo 0,7% e ROL/hl aumentando um dígito médio. O Ebitda ajustado cresceu dois dígitos, com um aumento da margem de 180 pb, marcando o décimo trimestre consecutivo de expansão de margem.
O desempenho foi impulsionado pela execução consistente da nossa estratégia de (i) liderar e expandir a categoria, (ii) digitalizar e monetizar nosso ecossistema e (iii) otimizar nosso negócio em nossos mercados.
Liderar e expandir a categoria —Continuamos a investir em nossas marcas e em nossa capacidade de construção de marcas para o futuro. Neste trimestre, alcançamos o maior volume consolidado da história para um primeiro trimestre, com crescimento de volume em metade dos nossos dez principais mercados, que correspondem a cerca de 80% dos nossos volumes totais, apoiado pelas festividades do Carnaval. Devido à sua significativa relevância cultural nos territórios em que operamos, especialmente no Brasil, o Carnaval é uma das megaplataformas do nosso negócio, apoiando a conexão entre nossas marcas e consumidores durante um dos eventos mais importantes do ano.
O segmento core é o alicerce da nossa categoria, representando perto de 70% dos nossos volumes totais de cerveja. Nossas marcas core tiveram desempenho em linha com ou acima da indústria na maioria dos nossos principais mercados, de acordo com nossas estimativas, enquanto nosso portfólio acima do core continuou a liderar nosso desempenho, aumentando volumes em um dígito alto. Nossas megabrands apresentaram aumento de volume de 3,5%, com melhor saúde de marca em oito dos nossos dez principais mercados. Continuamos focados em inovar para expandir ocasiões de consumo e aumentar a participação na categoria por meio de escolhas equilibradas em todo o nosso portfólio, com nossas marcas de cerveja sem álcool apresentando crescimento de volume perto de 35% (mid-thirties).
A combinação de marcas mais fortes, premiumização e iniciativas de gestão de receita impulsionou o aumento de 5,9% da ROL/hl3. Como resultado, a receita líquida aumentou 6,7% no trimestre.
Digitalizar e monetizar nosso ecossistema —Como uma companhia digitalmente capacitada, continuamos focados em alavancar tecnologia e insights de dados para melhor atender às demandas dos nossos clientes e consumidores e, assim, fortalecer nosso negócio, ao mesmo tempo em que desenvolvemos novas oportunidades de crescimento.
O BEES continua a ser um dos principais impulsionadores do momentum do nosso negócio, alcançando 1,4 milhão de compradores ativos mensais no trimestre, um aumento de 9% versus o ano anterior. Ao levar maior conveniência para nossos clientes, o BEES Marketplace está nos permitindo impulsionar crescimento rentável incremental, com o valor bruto de Mercadorias (“GMV”) crescendo 60% ano contra ano, e o número de clientes comprando produtos não Ambev por meio da plataforma aumentando 13%.
Em relação ao DTC, o Zé Delivery atendeu quase 17 milhões de pedidos (um aumento de 5% em relação ao primeiro trimestre de 2024) e aumentou o Valor Médio do Pedido (AOV) em 10% em relação ao ano passado. A expansão contínua da plataforma e interações mais frequentes com os consumidores têm nos permitido um melhor entendimento de seus comportamentos. Isso vem nos possibilitando endereçar de forma efetiva as necessidades dos consumidores, por exemplo, oferecendo em suas casas acessibilidade e conveniência por meio de embalagens retornáveis, além de uma variedade mais ampla de produtos e marcas. Além disso, o Zé Delivery também tem nos ajudado a aprimorar nosso processo de inovação, por meio de pesquisas sobre líquidos e embalagens para o desenvolvimento de produtos, assim como ocorreu no lançamento do Beats Red Mix, a maior inovação do Carnaval.
Otimizar nosso negócio —O CPV/hl excluindo depreciação e amortização e o SG&A excluindo depreciação e amortização cresceram abaixo da inflação (+2,7% e +3,4%, respectivamente) graças à nossa gestão disciplinada de custos e despesas combinada com menor pressão dos preços das commodities e do câmbio neste trimestre. Juntamente com um aumento de um dígito médio da receita líquida, isso impulsionou o crescimento de dois dígitos do Ebitda ajustado com expansão de margem de 180 pb.
O LPA ajustado aumentou 0,4%, uma vez que o crescimento do Ebitda ajustado foi compensado por maior despesa financeira líquida e pelo aumento das despesas com imposto de renda no Brasil em face de uma comparação difícil. A otimização contínua do nosso negócio impulsionou uma forte geração de fluxo de caixa, com o fluxo de caixa das atividades operacionais aumentando 67,6% em relação ao primeiro trimestre de 2024, atingindo R$ 1,2 bilhão.
Por fim, em 07 de maio, nosso Conselho de Administração aprovou a distribuição de dividendos intermediários de cerca de R$ 2 bilhões a serem pagos em julho.
Para concluir, estamos encorajados por nosso sólido início de ano. Olhando para o futuro, com os ventos contrários de câmbio e commodities aumentando a partir do segundo trimestre, continuaremos a nos concentrar em investir em nossas marcas, fornecer valor superior aos nossos consumidores e fazer escolhas disciplinadas de gestão de receita, bem como uma governança rigorosa de custos e despesas. Embora o ambiente operacional possa continuar dinâmico, a resiliência da categoria de cerveja, a força das nossas marcas e o forte momentum do nosso negócio reforçam nossa confiança em continuar progredindo na nossa jornada de criação de valor— conclui o comentário da administração.