E vendas em mesmas lojas (SSS) crescem 10,1%. No período, a receita líquida totalizou R$537,1 milhões, cresceu 20,8% e Ebitda ajustado avança 54,4%, impulsionando rentabilidade e solidez operacional.
A Vivara Participações S.A. (B3: VIVA3), a maior rede de joalherias da América Latina, alcançou lucro líquido de R$115 milhões no primeiro trimestre de 2025, um crescimento notável de 221,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2024. A receita líquida totalizou R$537,1 milhões, representando um aumento de 20,8% vs o primeiro trimestre de 2024. Já o Ebitda ajustado atingiu R$101,1 milhões, uma alta de 54,4% versus o mesmo período do ano anterior, com a margem Ebitda ajustada alcançando 18,8%. A margem líquida da companhia também cresceu 13,4 p.p. no comparativo, chegando a 21,4%.
Além disso, a base de clientes ativos da Vivara cresceu 12,8% no período, atingindo 2,3 milhões de clientes em março de 2025. De fato, o desempenho dos canais de venda da Vivara foi robusto no trimestre. O faturamento das lojas físicas cresceu 16,4% na comparação com o primeiro trimestre de 2024, impulsionado por um SSS físico de 10,1%. As Lojas Vivara apresentaram crescimento de 13%, enquanto Life destaca-se com um avanço de 31,1%.
—Estamos orgulhosos com o desempenho do primeiro trimestre de 2025. Os resultados e o crescimento consistente nas principais frentes do negócio confirmam a solidez da estratégia implementada pela nossa gestão focada em resultados e que, por sua vez, é reflexo da força da Vivara —da diligência do nosso time administrativo e do trabalho do nosso incansável time de colaboradores— destaca Elias Leal Lima, CFO da Vivara.
Avanço em market Share e por categoria de produtos — A Vivara consolidou sua posição de liderança no mercado brasileiro de joias, alcançando 22% de market share, um aumento de 1,9 p.p. quando comparado ao registrado um ano antes. Esse crescimento foi acompanhado por um desempenho positivo em todas as categorias de produtos.
O destaque vai para a categoria de Relógios, que registrou crescimento de 25,1% impulsionado pela maior disponibilidade de estoque em lojas, especialmente premium. No paralelo, Joias cresceu 14,2%, beneficiadas pela alocação de estoque e inovação. Já a categoria Life cresceu 13,3%, alavancada pela expansão de novas lojas exclusivas. No período, o mix de vendas consolidadas de produtos Vivara foi de 49,8% Joias, 35,4% Life e 12,6% Relógios.
Crescimento consolidado em todos os principais indicadores — A expansão da rede física da Vivara continua em ritmo acelerado, com a adição de 55 novas unidades nos últimos 12 meses, totalizando 461 pontos de venda em março de 2025, um crescimento de 13,5% no período. Destaque para a expansão da rede Life, que passou de 131 no 1T24 para 184 lojas no primeiro trimestre de 2025. Já Vivara passou de 261 para 266 pontos de venda, com crescimento mesmo em um período economicamente desafiador.
Por fim, as vendas digitais também contribuíram positivamente, crescendo 8,6% contra o 1T24, superando o ritmo de crescimento registrado no trimestre imediatamente anterior. Houve, também, forte crescimento nas vendas OMS (e-commerce faturado pelas lojas), que representaram 46,7% das vendas digitais, refletindo a consolidação da estratégia omnichannel e a habilitação das lojas como hubs.
—Os resultados que apresentamos mostram que estamos no caminho certo e que temos estradas sólidas de crescimento. Olhamos com otimismo para o segundo trimestre de 2025, que deve ser impulsionado por datas sazonais fortes como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Nossa capacidade de inovação no portfólio, como as coleções Duo e peças com diamantes de laboratório, além da mais nova parceria com Larissa Manoela, nos posiciona bem para capturar oportunidades e sustentar o crescimento que demonstramos no primeiro trimestre —encerra o CFO.
Vivara — Fundada em 1962 como uma loja familiar, a Vivara em mais de 60 anos é a maior rede de joalherias da América Latina. Com um modelo de negócios integrado, a empresa desenha, cria, produz, comercializa e distribui seus produtos em todo o território nacional, por meio de rede de mais de 400 lojas, espalhadas por todas as regiões do Brasil e uma plataforma multicanal, que atende mais de 2.900 municípios.