fabrica-avery-dennison

08/05/2025

Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Iniciativas de economia circular, inclusão e capacitação da cadeia recicladora, apoio a comunidades e instituições, além de campanhas internas de DE&I, estão entre as ações e os programas desenvolvidos pela companhia em 2024.

A empresa global de ciência de materiais e de soluções para identificação digital, Avery Dennison, divulga o balanço de suas ações socioambientais realizadas na América Latina ao longo de 2024. Entre os destaques dessa agenda de impactos positivos, a companhia traz resultados tangíveis, viabilizados por meio de iniciativas como as de economia circular, inclusão, educação e capacitação da cadeia recicladora, o apoio a diferentes programas e instituições, assim como o desenvolvimento de campanhas internas, por meio de ERGs (Employee Resource Group, ou Grupo de Recursos para Colaboradores).

Segundo a gerente de sustentabilidade da empresa para a América Latina, Cecília Mazza, a companhia segue se empenhando para cumprir diferentes metas de sustentabilidade até 2030, dentre as quais estão o desenvolvimento de um portfólio de soluções sustentáveis, no qual 100% de nossos produtos standard terão conteúdo reciclável ou renovável, a redução das emissões de carbono – alcançando o net zero até 2050 -, reciclar minimamente 80% dos resíduos gerados e evitar que 95% dos descartes cheguem aos aterros, assim como alcançar 85% de taxa de inclusão e mais 82% de engajamento de seus colaboradores em ações de cunho social e comunitário.

—As diferentes iniciativas com as quais nos comprometemos e lideramos, refletem diretamente os nossos valores. É preciso coragem para fazer diferente e entregar com excelência todas as nossas contribuições ao setor, à sociedade e ao planeta. O que nos traz a certeza de estarmos fazendo a coisa certa, é o apoio que temos recebido, tanto por parte dos nossos colaboradores cada vez mais engajados, quanto o de muitas companhias, dentre fornecedores e clientes, que já entenderam a importância dessa união ao longo de uma jornada limpa, transparente e possível —declara a gerente.

Economia circular —O AD Circular é uma iniciativa da Avery Dennison, voltada à reciclagem e transformação dos resíduos gerados na conversão e aplicação de suas soluções autoadesivas. Ele nasceu da necessidade de criar uma conexão entre toda a cadeia para aumentar o volume de resíduos corretamente destinados e reciclados, repensar o descarte e removê-los de aterros sanitários para, assim, dar uma nova vida a esses materiais.

De acordo com o último levantamento da Avery Dennison, desde o seu lançamento no Brasil, há seis anos, a iniciativa já transformou milhares de toneladas de liners — parte descartada da solução autoadesiva no momento da etiquetagem — em novos produtos. Entre o final de 2024 e o começo de 2025 o AD Circular passou a contar com uma plataforma digital, a fim de otimizar e expandir a participação das empresas na iniciativa. O programa traz agora um mapa interativo, que permite ao usuário encontrar o reciclador mais próximo, com base nos resíduos gerados no processo de rotulagem que possui e na sua localização.

Formação e capacitação da cadeia recicladora —Realizado em parceria com outras empresas, instituições de ensino e cooperativas que atuam no segmento, o AD Coopera é um projeto da Avery Dennison que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da cadeia recicladora no âmbito socioambiental, capacitando os colaboradores que atuam no dia a dia das cooperativas de reciclagem. A proposta é fomentar iniciativas de impacto socioambiental por meio de programas de educação, empreendedorismo e aprimoramento da infraestrutura.

Em 2024, no Brasil, entre os meses de abril e outubro, por meio de uma parceria com a Coopercaps e a Rede Sul, uma turma de 10 pessoas, entre catadores e funcionários da cooperativa, tiveram seu processo de alfabetização concluído. No mesmo ano, entre os meses de setembro e outubro, uma outra turma participou de um Curso Profissionalizante de Catadores, e foi capacitada em temas como formalização e abertura de MEI e técnicas de separação de materiais, além de habilidades de apresentação e vendas.

Com abrangência latino-americana, o AD Coopera também esteve presente no México em 2024, na região de Dolores Hidalgo, Guanajuato. Em parceria com a Fundação Avina — uma organização global que promove iniciativas sustentáveis e colaborativas — e apoio da AD Foundation, foi desenvolvido um programa que capacitou 20 catadores para atuação na reciclagem urbana, deixando de trabalhar em um aterro a céu aberto. Junto aos dois ecopontos instalados em locais estratégicos da região, de modo a estimular a participação da população local nessa jornada, a iniciativa possibilitou a recuperação de mais de 50 toneladas de materiais recicláveis.

Fundos sociais – Quem é a AD Foundation: com atividades no Brasil desde 2010 e com impacto superior a US$480 mil, a Avery Dennison Foundation, iniciativa global da empresa, tem como propósito ajudar no desenvolvimento de comunidades e ONGs locais, em diferentes aspectos. Ao longo desse período, dezenas de instituições já foram beneficiadas por meio da compra de materiais, doações em geral e pelo voluntariado dos colaboradores da companhia. Além disso, seu impacto se estende a cenários globais críticos, como catástrofes e conflitos, oferecendo suporte e oportunidades para a reconstrução de um mundo mais sustentável e inclusivo.

Entre as instituições que contam com o apoio da AD Foundation no Brasil está a ABID, uma organização sem fins lucrativos, que possui projetos voltados à proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, celebrando cinco anos de parceria, a associação recebeu um investimento de USD 150.000,00, revertido para um projeto que beneficia mais de 200 pessoas, amparadas pela instituição.

ERGs e as campanhas internas —Considerando as práticas de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão – não apenas como uma meta, mas como um caminho inteligente para o fomento da inovação, a Avery Dennison mantém diferentes ERGs – Employee Resource Groups, ou Grupos de Recursos para Colaboradores – que hoje representam 6 causas na América Latina. Tais grupos têm como objetivo impulsionar a inclusão e a equidade, possibilitando ações e conversas genuínas sobre temáticas da comunidade LGBTQIA+, empoderamento feminino, etnias diversas, engajamento e retenção de jovens talentos, e questões parentais.

A exemplo das ações desenvolvidas por esses comitês em 2024, uma campanha interna de incentivo à doação de sangue, promovida pelo ERG GerAD Brasil – grupo que lidera discussões sobre questões étnico-raciais dentro da Avery Dennison – mobilizou 35 colaboradores, além de familiares e amigos, que se uniram a essa causa solidária. Com essas doações, foi possível impactar positivamente a vida de 140 pessoas, reafirmando o compromisso da companhia em promover ações que transformam vidas e fortalecem a solidariedade.

—Na Avery Dennison, acreditamos que um futuro sustentável exige ações concretas e nosso compromisso vai além dos negócios, abrangendo pessoas e o planeta. Portanto, deixo aqui um convite a todas as organizações que se sentirem mobilizadas e prontas para se unirem a nós nessa jornada. São muitas as oportunidades para expandir impactos tão positivos— conclui Cecília.

Avery Dennison — A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital. Através da tagline, Making Possible™, desenvolvemos produtos e soluções que impulsionam os setores em que atuamos, oferecendo soluções de branding e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de suprimentos, reduzem os desperdícios e promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e criam uma melhor conexão entre marcas e consumidores. Projetamos e desenvolvemos materiais para rótulos e aplicações funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), softwares que conectam o físico ao digital e soluções que aprimoram embalagens de marca e exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendemos diversos setores em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo, e-commerce, logística, alimentos e supermercados, farmacêutico e automotivo. Contamos com aproximadamente 35 mil funcionários em mais de 50 países. Em 2024, nossas vendas reportadas foram de US$ 8,8 bilhões. | www.averydennison.com