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07/05/2025

Grupo Profarma registra lucro líquido de R$15,9 milhões no 1T25

E cresce acima da média do mercado, registrando um aumento de 20% de receita bruta e avanço de 342% do lucro líquido, ante o mesmo período em 2024.

O Grupo Profarma (B3: PFRM3) divulgou no dia 05 de maio de 2025(segunda-feira), seus resultados relativos ao primeiro trimestre de 2025. Os números apresentados evidenciam não apenas a solidez do setor de saúde, mas, sobretudo, a robustez do modelo de negócios do Grupo Profarma, que vem superando consistentemente o desempenho médio do mercado.

Com desempenho positivo em suas duas unidades de negócios – Profarma Distribuição e Rede d1000 — o Grupo Profarma alcançou receita bruta consolidada —excluídas as vendas intercompany— de R$ 3,1 bilhões no primeiro trimestre de 2025. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, esse resultado representa crescimento de 20,1% no período, novamente acima da média do mercado. A Profarma Distribuição cresceu 11,2 p.p. acima do mercado Associação dos Distribuidores Farmacêuticos do Brasil (Abafarma) no primeiro trimestre de 2025, totalizando 19,9% no período. Já no varejo, a Rede d1000 cresceu 6,9 p.p. acima do mercado de varejo nas suas regiões de atuação no primeiro trimestre de 2025, totalizando um aumento de 13,2% no período.

Esse desempenho foi sustentado por uma combinação de fatores. Na Distribuição, pela execução da estratégia de expansão de market share nas regiões foco de atuação, ampliação da base de clientes independentes, ganhos operacionais no Ciclo de Caixa e redução de custo da dívida. No Varejo, pela execução do plano de expansão, amadurecimento das unidades recém-inauguradas, além das iniciativas para aumentar o faturamento médio por loja e a participação omnichannel na receita.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, sigla em inglês) consolidado ajustado do Grupo Profarma atingiu R$ 57,7 milhões no primeiro trimestre de 2025, crescimento de 13,2% em relação ao primeiro trimestre de 2024. A margem Ebitda ficou em 2,1%, mantendo sólida geração de resultado. Já o lucro líquido ajustado do trimestre foi de R$15,9 milhões, avanço de 341,7% sobre o primeiro trimestre de 2024, suportado pelo aumento do Ebitda, redução do Ciclo de Caixa na Distribuição e processo de desalavancagem que reduziu de forma relevante as despesas financeiras. A margem líquida foi de 0,6%. No acumulado dos últimos 12 meses (LTM), o Lucro Líquido alcançou R$ 143,6 milhões. Ainda no contexto LTM, a geração de caixa operacional totalizou R$ 247 milhões no período, representando um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024.

Adicionalmente, ao longo de 2025, a Companhia enxerga algumas oportunidades na otimização de Ciclo de Caia, bem como de aumentar a eficiência de despesas e produtividade, potencializada pelas consultorias contratadas no início do ano. Dessa forma, estamos confiantes e vemos oportunidades para continuarmos ampliando os nossos resultados em relação ao ano anterior.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores do Grupo Profarma, Max Fischer, comentou: —A execução disciplinada da estratégia corporativa tem se traduzido em ganhos recorrentes de eficiência e expansão de rentabilidade, mesmo em um ambiente de juros altos e pressão inflacionária. Os resultados do 1T25 validam a robustez do modelo de negócios integrado e reforçam a resiliência operacional do Grupo Profarma. Mantemos nossa confiança em seguir gerando valor aos acionistas, sustentado por fundamentos sólidos e foco na execução—.

Destaques por Divisão — A Profarma Distribuição alcançou receita bruta de R$ 3,0 bilhões no primeiro trimestre de 2025, desempenho 19,9% superior ao primeiro trimestre de 2024, superando o mercado Abafarma em 11,2 p.p.. O Ebitda da unidade de negócio somou R$ 43,9 milhões, crescimento de 16,2%, com margem Ebitda de 1,7%, uma leve redução de 0,1 p.p. em relação ao primeiro trimestre de 2024. O lucro líquido foi de R$13,3 milhões, alta de 651,1% frente ao mesmo período do ano anterior. Nosso foco segue na expansão e no crescimento sustentável, fortalecendo continuamente nossa base de clientes e reafirmando nosso compromisso em ser a escolha principal para farmácias e fornecedores.

Com um total de 281 lojas, sendo cinco inauguradas no trimestre, a Rede d1000 registrou Receita Bruta de R$ 574,3 milhões no primeiro trimestre de 2025, crescimento de 13,2% sobre o primeiro trimestre de 2024. A venda média por loja madura foi de R$ 756,4 mil no período, praticamente estável em relação ao primeiro trimestre de 2024, com 10% de margem de contribuição. O Ebitda da unidade foi de R$ 13,9 milhões, com margem Ebitda de 2,4%, 0,1 p.p. abaixo do ano anterior, mas refletindo o impacto temporário da concentração das inaugurações no quarto trimestre de 2024, que devem contribuir positivamente para os resultados futuros.

Grupo Profarma: — O Grupo Profarma é formado pela Profarma Distribuição e pela Rede d1000. Ambas as Companhias fazem parte de um seleto grupo de empresas listadas no Novo Mercado (B3).

A Profarma Distribuição (PFRM3), com 64 anos de atuação e 19 anos com capital aberto, é a segunda maior do Brasil no segmento de distribuição farmacêutica, com aproximadamente 50 mil clientes e15 Centros de Distribuição: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo (2 CDs), Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

A Rede d1000 (DMVF3), criada em 2013, é a rede de drogarias responsável pela operação das bandeiras Drogasmil, Farmalife, Drogarias Tamoio e Drogaria Rosário. Com 281 lojas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso, atende mais de 2 milhões de consumidores/mês. Todas as suas marcas estão presentes há mais de 40 anos em suas regiões de atuação. A Rede d1000 vem investindo cada vez mais em expansão, diversificação de canais e evolução da experiência de compra do consumidor.