Operação viabiliza o comércio e novos negócios porque torna mais dinâmica a logística e a importação no Sul do Brasil, principalmente de cargas gerais. Rota inaugurada em abril de 2024 é operada duas vezes por semana em aeronaves cargueiras Boeing 767-300F com capacidade para mais de 50 toneladas por voo.
A Latam Cargo, afiliada de cargas do grupo Latam, alcançou a marca de um mil toneladas de cargas transportadas diretamente da Europa para Florianópolis (SC). Desde abril de 2024, a rota é operada duas vezes por semana em aeronaves cargueiras Boeing 767-300F, com capacidade para mais de 50 toneladas por voo. A operação é realizada principalmente a partir de Amsterdam (Holanda), Bruxelas (Bélgica) e Frankfurt (Alemanha), sendo que a cidade alemã é responsável por quase 90% do volume embarcado para a capital catarinense.
—Este volume de cargas comprova que o investimento na rota Europa-Florianópolis foi acertado. A operação viabiliza o comércio e novos negócios porque torna mais dinâmica a logística e importação no Sul do Brasil, principalmente de cargas gerais— afirma Jorge Carretero, gerente de Vendas da Latam Cargo na Europa.
Em dezembro de 2023, vale lembrar, a Latam Cargo havia ampliado de dois para três voos semanais a operação da sua rota cargueira Miami-Florianópolis, inaugurada em 2020. O voo também é operado com aeronaves Boeing 767-300F.
Investimento estratégico da Latam Cargo No Brasil — A Latam Cargo tem realizado diversos investimentos no Brasil, tanto em suas operações domésticas quanto internacionais. Em julho de 2024, a empresa começou a transportar cargas no compartimento inferior dos aviões que operam voos de passageiros no aeroporto de Vitória da Conquista (BA), o quarto da Bahia a contar com operações cargueiras da empresa depois de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Além disso, expandiu em 50% a sua capacidade operacional no Aeroporto de Guarulhos, seu principal hub (centro de conexões). Ao todo, foram mais de 2,9 mil m² de área expandida em seu Terminal de Cargas (TECA).
No mercado doméstico brasileiro, a Latam Cargo opera em 51 destinos por meio do transporte de cargas nos compartimentos inferiores dos aviões de passageiros, além das operações com aeronaves cargueiras nas rotas Guarulhos-Manaus-Guarulhos, Guarulhos-Belém-Manaus, Guarulhos-Recife-Manaus e Viracopos-Manaus. Já no mercado internacional, inaugurou desde 2023 três novas rotas cargueiras no Brasil: Miami-São José dos Campos (atualmente com 3 voos semanais); Miami-Brasília (2 voos semanais) e Amsterdam-Curitiba (2 voos semanais).
Atualmente, a Latam lidera o transporte de cargas aéreas internacionais no Brasil de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e conecta 23 destinos internacionais ao país.
Para este ano, o grupo Latam prevê um crescimento de até 4% em sua capacidade medida em ATK (Tonelada-Quilômetros Oferecidos) e de até 8% na sua oferta doméstica de assentos medida em ASK (Assentos-Quilômetros Oferecidos) no Brasil, o que também reflete no aumento da capacidade para o transporte de cargas nos compartimentos inferiores das aeronaves de passageiros que operam no mercado nacional.