armazem-db

02/05/2025

A venda da DB Schenker para a DSV foi concluída por  € 14,3 bilhões

Deutsche Bahn se concentrará agora no negócio principal e no programa de recuperação S3. Os lucros da venda reduzirão substancialmente a dívida da DB. O CEO da DB, Richard Lutz: “A maior transação corporativa da história da DB e da indústria foi concluída dentro do cronograma”.

A operadora ferroviária estatal alemã Deutsche Bahn AG (DB) finalizou no dia 27 de abril (domingo) a venda da DB Schenker, sua subsidiária de logística, para o grupo dinamarquês de transporte e logística DSV pelo valor de 14,3 bilhões de euros. Com a venda da DB Schenker, a Deutsche Bahn dá um passo importante para se concentrar em seu negócio principal. A DB reterá todos os recursos da venda, o que reduzirá substancialmente o seu nível de endividamento.

O processo de venda ocorreu conforme o planejado e foi finalizado antes do previsto. Nas últimas semanas, a DSV obteve as últimas aprovações das autoridades antitruste da União Europeia e dos Estados Unidos para adquirir a DB Schenker. A DSV declarou que seu objetivo com a aquisição da DB Schenker é criar uma das empresas líderes mundiais no setor de transporte e logística. A DSV anunciou que, como nova proprietária, investirá cerca de 1 bilhão de euros na Alemanha nos próximos três a cinco anos.

—Concluímos hoje a maior transação corporativa da história da Deutsche Bahn e do setor logístico. A venda da Schenker reduzirá a complexidade para a DB e nos permitirá focar totalmente em nosso negócio principal. Nos próximos três anos, recuperaremos nossa infraestrutura, operações ferroviárias e lucratividade. A aquisição pela DSV dará à DB Schenker um novo proprietário que promete uma posição única no mercado e oportunidades de crescimento internacional— afirmou Richard Lutz, presidente do Conselho de Administração e CEO da DB.

Para Jens Lund, CEO da DSV A/S, a conclusão da aquisição da Schenker é um marco na história da empresa. —Estávamos ansiosos para concluir a transação e estou entusiasmado em dar as boas-vindas aos nossos novos colegas na DSV. Com esta aquisição, nos tornamos um player líder mundial em transporte e logística globais, em um momento em que as cadeias de suprimentos mundiais estão mais em foco do que nunca e os nossos clientes precisam de uma rede global de serviços e produtos confiável e ágil. Com a combinação das duas empresas, criaremos uma plataforma flexível e única para o crescimento financeiro de longo prazo, em benefício dos nossos clientes, funcionários, acionistas e outras partes interessadas —destacou.

Já o CEO da Schenker AG, Jochen Thewes, destacou o sucesso da empresa ao longo dos 150 anos de trajetória. —É com grande orgulho que relembramos nosso excelente desempenho nos últimos anos, com a Deutsche Bahn como nossa proprietária. Agora, com a DSV, temos a oportunidade de construir o maior grupo logístico do mundo. Estamos ansiosos para trabalhar juntos nesta grande visão por meio de uma parceria responsável e colaborativa—.

A DB iniciou o processo aberto, transparente e não discriminatório para a venda da DB Schenker, em conformidade com a legislação da UE, em dezembro de 2023. A DSV foi selecionada no processo competitivo de venda porque sua oferta era claramente a mais vantajosa financeiramente para a Deutsche Bahn AG. A DSV e a Deutsche Bahn assinaram o contrato de compra em setembro de 2024. A DB também concluiu a venda da DB Arriva, sua subsidiária para transporte regional e local na Europa, no verão de 2024.