por-do-sol-orla-do-rio

18/04/2025

Rio de Janeiro recebe 744 mil turistas estrangeiros no 1º trimestre de 2025

Alta histórica e crescimento de 51% em 2025. Apenas nos três primeiros meses do ano, estado já recebeu quase metade de todo o fluxo turístico de 2024.

O turismo do Rio de Janeiro segue batendo recordes no ano de 2025. De janeiro a março, o estado recebeu 744.071 turistas internacionais, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período do ano passado (491.877). O número de visitantes estrangeiros que chegaram ao Rio neste primeiro trimestre representa 48,7%, ou seja, quase a metade, de todo o fluxo registrado ao longo de 2024, quando estiveram por aqui 1.528.133 pessoas.

O desempenho impressionante nos primeiros meses do ano confirma o bom momento vivido pelo setor turístico fluminense, com crescimento consistente em relação ao mesmo período do ano anterior.

—O crescimento do turismo internacional no Rio é reflexo de uma estratégia constante de promoção nos principais mercados emissores. Trabalhamos muito para reposicionar o estado no cenário global, e os números mostram que o mundo voltou a escolher o Rio como destino. Seguiremos investindo para que esse seja o melhor ano do turismo na nossa história — destacou o governador Cláudio Castro.

A meta da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) para 2025 é crescer 20% em relação a 2024, chegando à marca de 1,8 milhão de turistas internacionais. Segundo o secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, este número deve ser alcançado com certa tranquilidade.

— Esses números confirmam que o Rio voltou com força ao cenário internacional. Mais de 744 mil turistas estrangeiros em apenas três meses é um resultado histórico, fruto de muito trabalho de promoção, fortalecimento da malha aérea e valorização dos destinos fluminenses. Esse crescimento de mais de 50% aponta um cenário muito positivo para atingirmos com tranquilidade a nossa meta para este ano — disse Tutuca.

O avanço do turismo fluminense se dá em um contexto de retomada do protagonismo do Aeroporto Internacional RioGaleão, ampliação da conectividade aérea, fortalecimento de eventos estratégicos e crescimento da visibilidade do estado em mercados emissores.

Além do impacto direto na economia — com geração de empregos, renda e movimentação de setores como hotelaria, alimentação e transporte —, o aumento no número de visitantes internacionais contribui para consolidar o Rio de Janeiro como destino competitivo em nível global.

Comparativo mês a mês.: Janeiro de 2025: 240.151 turistas internacionais (+46,7% em relação a Janeiro de 2024); Fevereiro de 2025: 262.108 turistas (+53,9% em relação a Fevereiro de 2024); Março de 2025: 241.812 turistas (+53,3% em relação a Março de 2024).

Estado do Rio de Janeiro com ocupação hoteleira em alta para os feriados: Semana Santa, Tiradentes e São Jorge— Os feriados da Semana Santa e em homenagem a Tiradentes e São Jorge serão de bons números de ocupação na rede hoteleira do Estado do Rio de Janeiro. Na capital, a média de ocupação hoteleira está em 86,12% e no interior do estado, o número está em 87,83%, de acordo com pesquisas divulgadas no dia 16 de abril (quarta-feira).

Capital — Na capital, o período analisado pelo HotéisRIO é o do feriado composto por Semana Santa e Tiradentes (de 18 a 21 de abril). As regiões de maior destaque são Copacabana/Leme (91,77%), Flamengo/Botafogo (89,08%), Barra da Tijuca / Recreio/São Conrado (86,34%), Ipanema/Leblon (82,10%) e Centro (75,72%).

Interior — No interior, a pesquisa da ABIH-RJ inclui Semana Santa, Tiradentes e São Jorge (de 18 a 23 de abril). Os municípios que apresentam as melhores taxas de ocupação são Arraial do Cabo (97,10%), Miguel Pereira (95,10%), Paraty (93,10%), Angra dos Reis (92,80%), Cabo Frio (92,70%), Barra do Piraí/Ipiabas (86,80%), Petrópolis (86,60%), Armação dos Búzios e Teresópolis (85,70%), Nova Friburgo (85,60), Vassouras (84,70%), Valença/ Conservatória (84,30%), Rio das Ostras (83,60%), Itatiaia/ Penedo (82,20%) e Macaé (81,50%).

Lady Gaga e feriado do Dia Trabalhador também promete — A realização do show da Lady Gaga (dia 3 de maio) próximo ao feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio) promete bons resultados para a hotelaria carioca. De acordo com a 5ª prévia da pesquisa de ocupação hoteleira do HotéisRIO, divulgada no dia 17 de abril (quinta-feira), a média na cidade, que vem crescendo, está em 71,40%.

As regiões mais procuradas são Copacabana/Leme (83,67%), Ipanema/Leblon (82,10%), Barra da Tijuca/ Recreio/São Conrado (69,46%), Flamengo/Botafogo (66,65%) e Centro (54,21%).

— A estratégia da Prefeitura do Rio de organizar megashows – no ano passado o da Madonna, este ano da Lady Gaga — é fundamental para o turismo. Não apenas atrai visitantes, inclusive internacionais, que beneficiam hotéis, restaurantes e shoppings, mas também melhora a imagem da cidade, com efeitos duradouros —comemora o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

Movimento nas estradas – A Rodoviária do Rio se prepara para receber mais de 200 mil pessoas durante a semana do show da Lady Gaga — que coincide com o feriado nacional do Dia do Trabalhador (1º de maio). De acordo com levantamento exclusivo da concessionária, o terminal deve registrar 100 mil desembarques apenas entre sexta (02 de maios) e sábado (03 de maio). Ainda está prevista uma ação especial de receptivo com a apresentação de um cover da cantora, em uma parceria com a Guanabara, no dia 30 de abril(quarta-feira).

Fecomércio RJ celebra avanço do turismo no estado: ações da Federação do Comércio do Rio têm ajudado o desenvolvimento do setor — A Fecomércio RJ comemora o excelente momento vivido pelo turismo fluminense. A entidade é uma das responsáveis pelos resultados por causa de sua atuação estratégica e contínua na promoção do setor como motor de desenvolvimento econômico e social do estado. Com iniciativas concretas e articulações institucionais, a Fecomércio RJ tem sido protagonista no fortalecimento do turismo, contribuindo para consolidar o Rio de Janeiro como um dos destinos mais atrativos do país.

Dados recentes do Caged revelam que em torno de 30% do saldo líquido dos empregos formais no setor de serviços do estado, de janeiro de 2024 a fevereiro de 2025, estão ligados ao turismo, o que evidencia a força econômica dessa atividade e reforça a importância do setor. Por meio de investimentos, articulação política e fomento à infraestrutura, a federação segue ampliando oportunidades para toda a cadeia produtiva do turismo.

Entre as conquistas nas quais a Fecomércio RJ contribuiu diretamente está a implementação do sistema Tax Free no Brasil. A entidade desempenhou um papel decisivo ao conduzir estudos com turistas estrangeiros, que demonstraram o potencial de incremento nos gastos com a adoção da política. Além disso, atuou ativamente no diálogo com o Poder Executivo e o Congresso Nacional, esclarecendo os benefícios econômicos do modelo.

—Sabemos que, em média, de 30% a 35% dos gastos numa viagem são destinados a compras. Com isso, recursos líquidos são injetados na economia local, aquecendo o comércio e gerando empregos— destaca o consultor da Presidência da Fecomércio RJ, Otavio Leite.

Outro marco relevante é a realização da ABAV Expo ao Rio de Janeiro em 2025 — com edições futuras já garantidas para 2027, 2029 e 2031. A Fecomércio RJ foi fundamental na articulação que assegurou o retorno da principal feira de turismo do país à cidade. O feito reforça o papel da instituição como agente mobilizador e estratégico na captação de eventos de grande porte, com forte impacto na economia local.

—A Fecomércio RJ segue firme em seu compromisso com o turismo, promovendo iniciativas que geram desenvolvimento, renda e visibilidade para o estado. Vivemos um momento de otimismo e resultados concretos, com o Rio de Janeiro se reafirmando como um dos grandes destinos turísticos do mundo —afirma a assessora da Presidência da federação, Adriana Homem de Carvalho.

Turismo para todos —Com foco na inclusão e no acesso ao turismo de qualidade, os hotéis do Sesc RJ — braço social da Fecomércio RJ — desempenham papel fundamental na democratização das viagens. Unidades como o Sesc Alpina (Teresópolis), Sesc Copacabana (Rio), Sesc Nogueira (Petrópolis), Sesc Nova Friburgo, Sesc Grussaí (São João da Barra) e Sesc Cabo Frio oferecem hospedagem com excelente custo-benefício, infraestrutura de lazer e programação cultural. Esses equipamentos movimentam a economia local e atraem visitantes de diferentes regiões, promovendo o desenvolvimento regional. A futura inauguração do Hotel Sesc em Miguel Pereira ampliará essa rede, fortalecendo a vocação turística da cidade e expandindo o impacto positivo da instituição pelo interior do estado.

Com ações robustas e visão de longo prazo, a Fecomércio RJ reafirma seu compromisso com o turismo como vetor estratégico para o crescimento do Rio de Janeiro — celebrando as conquistas do presente e construindo um futuro ainda mais promissor para o setor.