Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/11/2009 - 09:46

VSE e Scania assinam acordo de cooperação tecnológica

Motores vão gerar eletricidade a partir do etanol e do gás natural .

A Vale Soluções em Energia (VSE) e a Scania assinaram em Estocolmo, na Suécia, memorando de entendimento para acordo de cooperação tecnológica visando ao desenvolvimento, no Brasil, de motores para geração de eletricidade a partir do etanol e do gás natural. Trata-se da primeira parceria entre uma empresa brasileira e uma sueca voltada para o desenvolvimento e integração de uma família de motores movidos a combustíveis alternativos.

A VSE empregará sua expertise tecnológica no produto da Scania para transformar os motores básicos da empresa em motores para diversas aplicações, entre as quais, geradores de energia limpa, utilizando como combustível o etanol ou etanol combinado com gás natural.

Futuramente, os motores serão utilizados para gerar eletricidade e mover bombas e compressores em maquinários utilizados nas indústrias de mineração e agricultura. “O mercado brasileiro para motores estacionários nestes segmentos é estimado em 3.000 unidades por ano. Portanto, uma parceria bem sucedida entre a Scania e a VSE tem grande potencial comercial”, afirma Celso Torii, diretor de Vendas de Motores para a Scania na América Latina.

“A VSE está sempre atenta às necessidades atuais, na busca de soluções inovadoras, novas tecnologias para dar resposta à crescente preocupação global com a sustentabilidade do planeta. Temos atuado fortemente no desenvolvimento de tecnologias de gaseificação, turbinas a gás e a vapor e motores de combustão interna”, destaca o diretor-presidente da VSE, James Pessoa.

O acordo entre a Scania e a VSE foi assinado na presença da Ministra da Indústria sueca, Maud Olofsson, e do Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, que visitou a fábrica da Scania para conhecer como a empresa tem trabalhado para reduzir o impacto ambiental de seus produtos.

VSE - A Vale Soluções em Energia foi criada em dezembro de 2007, por meio de uma associação entre a Vale e o BNDES. A empresa desenvolve programas na área de geração de energia, com ênfase em processos de geração ambientalmente sustentáveis e no uso de fontes energéticas renováveis.

Para viabilizar a execução dos programas, foi criado o Centro de Tecnologia da VSE, instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Desde a criação da VSE, já foram aplicados R$ 320 milhões na estruturação da empresa e em seus programas tecnológicos.

Scania - A Scania é um dos principais produtores de caminhões e ônibus para aplicações pesadas de transporte, e de motores industriais e marítimos. Uma parcela crescente das operações da companhia consiste em produtos e serviços (incluindo serviços financeiros), garantindo aos clientes Scania soluções otimizadas de transporte e o máximo tempo em operação.

Com 35.000 funcionários, a Scania opera em cerca de 100 países. As áreas de pesquisa e desenvolvimento estão concentradas na Suécia, enquanto a produção é distribuída na Europa e América do Sul, com facilidades de intercâmbio de componentes e veículos completos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: