Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/05/2007 - 07:22

Movimentação de mercadorias até abril cresce 20% no Porto de Itajaí


Melhorias na infra-estrutura são responsáveis pelo aumento

Nos quatro primeiros meses do ano o Porto Municipal de Itajaí movimentou 2,4 milhões de toneladas em mercadorias, principalmente carne congelada. O acumulado gerou um crescimento de 20% em relação ao mesmo período de 2006, quando foram movimentadas 2,03 milhões de toneladas.

De acordo com o superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo, uma das principais causas do aumento foram as obras de ampliação e melhoria da infra-estrutura portuária. Em 2006 foram investidos R$ 70 milhões em obras. Até 2008 mais R$ 200 milhões serão aplicados em investimentos próprios, da iniciativa privada (através do Teconvi, empresa arrendatária de parte das operações) e governo federal.

Entre as obras já inauguradas, Rebelo destaca a recuperação do molhe que fixa a entrada dos navios na foz do rio Itajaí-açu e o aprofundamento do canal de acesso ao porto. Com os novos parâmetros, os navios que já fazem escala em Itajaí passaram a navegar com mais peso (mais carga). Além disso, o porto pode agora receber embarcações com até 275 metros de comprimento.

Rebelo destaca que a movimentação de mercadorias cresceu, enquanto o número de embarcações diminuiu. Nos quatro primeiros meses do ano 256 navios atracaram em Itajaí. No mesmo período do ano passado foram 280 embarcações. “Esse é o melhor exemplo de agilidade. Na prática significa que as embarcações estão movimentando mais mercadorias. Em 2007, cada navio movimenta em média 8,3 mil toneladas. No ano passado essa média era de 6,8 mil toneladas”, comemora.

Para o superintendente, os novos parâmetros aproximam a meta imposta pelo prefeito Volnei Morastoni, de dobrar a capacidade de movimentação de cargas em Itajaí. “O desempenho do porto está diretamente ligado à geração de novas oportunidades de trabalho e renda para a população. O prefeito Volnei nos exige um crescimento constante para que o porto melhore cada vez mais a qualidade de vida na cidade”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: