Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2009 - 10:48

Lâmpadas Golden está presente em oito ambientes do Casa Cor Trio

A empresa de iluminação Golden e o lighting architect Rafael Serradura participam do mais novo e ousado projeto do Grupo Casa Cor: o Casa Cor Trio. A parceria envolve a produção luminotécnica de oito ambientes, dos 60 espaços que englobam a exposição que acontece de 5 de novembro a 6 de dezembro no Jockey Club de São Paulo.

Um total de 406 lâmpadas halógenas (PAR20, PAR38, AR70 e Palito) da empresa de iluminação Golden foi utilizado para iluminar os totens de identificação dos três eventos reunidos no Casa Cor Trio (Casa Boa Mesa, Casa Office e Casa Entretenimento) e os oito ambientes que levam assinatura de profissionais especializados. São eles: Jardim da Cidade, Empório Gourmet, Fachada Jockey Club e Palco de Apresentação (Espaço Boa Mesa), Lounge do Jardim Office e Ruas e Parque da Cidade (Casa Office) e Ruas da Cidade (Casa Entretenimento).

O titular do Studio Serradura, que participou da última edição da Casa Cor São Paulo, concorda que a realização do Casa Cor Trio contribui para as pessoas perceberem a importância da luminotécnica. “Trabalhamos com quatro variedades de lâmpadas apenas, mas o resultado final de um ambiente difere do outro graças às diversas aplicações da luz”, explica o lighting architect.

Todas as lâmpadas utilizadas trabalham na tensão 220V. Esta opção dá maior flexibilidade ao trabalho do profissional luminotécnico, reduzindo o risco de queima decorrente da oscilação de energia e aumentando a flexibilidade de implantação do produto. Além disso, ela não sobrecarregar a tensão e demanda menos fios durante a instalação.

O resultado do trabalho, independente do tipo de luminária utilizada, foi a obtenção de efeitos diferentes e específicos ao conceito de cada ambiente.

Casa Boa Mesa - O Casa Boa Mesa traz as últimas novidades em arquitetura, gastronomia, estilo de vida, bem-estar, tecnologia do lar, produtos culinários, bebidas, embalagens, acessórios, moda cozinha e serviços especializados. Aqui a iluminação tem o papel de estimular os sentidos, atraindo o visitante e convidando-o a experimentar momentos de prazer.

Três, dos quatro ambientes iluminados pelo Studio Serradura no Casa Boa Mesa, estão na parte externa. São eles o Jardim da Cidade, a Fachada do Jockey Club e o Palco de Apresentação. Para valorizar a iluminação direta no objeto e gerar uma iluminação indireta no espaço foi utilizado o sistema Uplight, no qual as luminárias são embutidas no piso de forma que gerem um efeito de verticalidade que valoriza as espécies vegetativas, desde o seu tronco até a sua copa. “Outro ponto fundamental é que nesse sistema a luminária some perante o efeito que gera no entorno, dando o destaque principal para o espaço projetado”, esclarece o lighting architect.

Os 800 m² que ocupam a fachada do Jockey Club são um luxo ao ar livre. Para valorizar o prédio original e imponente construído em 1941, foram utilizadas 16 lâmpadas de facho concentrado halógena PAR38 de 150W, cuja abertura de 30º dá destaque aos pilares revestidos em mármore travertino romano. Mais 48 refletores com lâmpada halógena Palito de 500W e seus fachos abertos foram adotados nas paredes laterais para enfatizar a leitura arquitetônica da construção.

Já na entrada principal do evento a iluminação do paisagismo do Jardim da Cidade foi elaborada para acolher o visitante. Para destacar os vasos de diversos tamanhos e as plantas aromáticas que envolvem a área de 260 m², foram utilizadas 72 lâmpadas halógenas PAR20 de 50W com abertura de 30º. Elas permitem valorizar os vasos de forma mais artística, com destaque para o volume e a variação das cores. Já as imensas árvores nativas localizadas nas calçadas foram iluminadas desde o tronco até as gigantes copas, que formam um grande forro verde, com lâmpadas PAR 38 de 150W.

Para gerar profundidade ao fechamento do espaço feito por uma parede de murta, foram utilizadas 24 lâmpadas halógenas PAR20 de 50W com abertura de 30º que deram um efeito Sky Line.

Os 90 m² do Palco de Apresentação deste primeiro Casa Cor Trio foi valorizado de forma homogênea. A parede na cor vermelha com o logo do evento que emoldura o palco e o grande relógio original da época da fundação do Jockey foram valorizados com refletores de sobrepor em sistema Uplight, que utilizam 12 lâmpadas halógenas Palito de 500W.

No Empório Gourmet toda a iluminação foi concebida para dar destaque aos produtos em exposição, buscando uma forma mais cenográfica de apresentação a partir da utilização de uma luz pontual. Os 113 m² desse espaço foram executados com imagens dos produtos instalados como papel de parede e o complemento das paredes com tecidos nas cores monocromáticas preto e branco. As lâmpadas halógenas PAR20 de 50W com 30º de abertura valorizaram todas as imagens impressas com luz perimetral, destacando verticalmente a marcação pontual dos focos de luz sobre os balcões de atendimento. Já as lâmpadas halógenas AR70 de 50W fizeram o balizamento da circulação com os pontos de teto em ângulos diferentes, usados a 8º para dar destaque à textura e a cor do revestimento do piso.

Casa Office -Na área externa de dois projetos lumintotécnicos do Casa Office, o paisagismo forma o cenário principal para ambientar espaços destinados a escritórios e ao mundo corporativo.

No Lounge do Jardim Office chama a atenção o contraste entre o piso do deck de eucalipto que ocupa todo o espaço de 180 m² e o mobiliário e as esculturas balinesas dispostos em meio à vegetação nativa do Jockey.

O espaço é destacado por luminárias de solo marcando o tronco e as copas das árvores com lâmpada halógenas PAR38 de 150W, cuja abertura de 30º gera uma luz difusa pela reflexão da direta nos troncos e criarão em primeiro plano uma atmosfera elegante. Os vasos e painéis de vidros, que têm imagens aplicadas com adesivos, são valorizados por 48 luminárias com lâmpadas halógenas PAR20 de 50W, que instaladas no piso de deck com uma abertura 30º simulam a criação de uma luz externa para uma área interna.

Nos 100 m² das Ruas e Parque da Cidade, que constituem a via de acesso à exposição, vegetação nativa e arquitetura do Jockey se integram através da iluminação. Lâmpadas Halógenas PAR38 de 150W e com 30º de abertura valorizam as duas árvores que se destacam em meio à forração de grama e os pilares originais que formam um grande pergolado.

Casa Entretenimento: Com soluções inovadoras para o setor, o Casa Entretenimento dispõe de 1.150 m² de Ruas da Cidade, através das quais a arte é mostrada de várias formas e em harmonização com a proposta de paisagismo.

O caminho é traçado em meio a árvores nativas , onde vasos e esculturas estão expostos como em uma grande galeria de arte ao ar livre. As esculturas da artista Bia Doria e a vaca vermelha da Cow Parede Brazil, batizada de Vaca COR, receberam grande destaque com iluminação direta proporcionada pelas lâmpadas PAR 38 e 20 respectivamente. Destaque também é dado às árvores de grande porte, iluminadas por halógenas PAR38 de 150W, cuja abertura de 30º integra esculturas e vegetação.

O projeto também conta com painéis de fechamento com letras de músicas que falam da natureza e que recebeu destaque com a abertura de 30º proporcionada pelas lâmpadas halógenas PAR38 de 150W.

Iluminação: Studio Serradura | Luminárias : Golden | Lâmpadas: Golden | Mobiliário: Bali Express e Tora Brasil | Esculturas: Bia Doria e Cow Parede Brasil \ Arquitetura: Farah Service, NDuduch Comunicação & Evento, Cris Moura.

Casa CorTrio. Jockey Club de São Paulo. Avenida Lineu de Paula Machado, 1075, Cidade Jardim. Até 6 de dezembro.| www.casacor.com.br.

O Studio Serradura é um escritório especializado em iluminação funcional / cenográfica, com a finalidade de desenvolver projetos nas áreas comerciais, residenciais, eventos e no design de peças exclusivas. Recém premiado no IV Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação (Categoria Lojas) e no II Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores (Escultura de Luz), está entre os 10 melhores escritórios de iluminação residencial do País, além de uma vasta gama de espaços assinados em diversos estados brasileiros, com alguns projetos reconhecidos internacionalmente.[ www.studioserradura.com]

A Golden é uma empresa de iluminação, que atua no mercado brasileiro desde 1990 e que dispõe de um portfólio composto por 370 produtos desenvolvidos para atender a demanda dos mercados residencial, comercial, industrial e Iluminação Pública. Com 85% da sua linha de produtos considerada eficiente, toda a produção da Golden é desenvolvida em unidades fabris no exterior sob um rígido controle da qualidade e compromisso com a conservação de energia. [www.lampadasgolden.com.br] | . Por: Cristina Pellegrino Feres

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: