Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 09:39

Economia no bolso

Revisões constantes e calibragem de pneus são medidas que podem diminuir o consumo de combustível dos veículos

Brasília - Muitos consumidores, ao comprar um carro, se preocupam muito com os gastos gerados pelo veículo. Muitos pontos são analisados pelo comprador, dentre eles, a autonomia do veículo. Porém, poucos motoristas sabem que pequenas atitudes podem levar o carro a se tornar mais econômico.

Com o surgimento de carros flex, os motoristas passaram a privilegiar os carros que podem ser abastecidos com álcool, já que tal combustível é mais barato do que a gasolina. A comparação de preço entre os dois tipos de combustível pode ser inútil, se os motoristas não seguirem orientações dadas por concessionários ou mecânicos. "Não basta apenas escolher o combustível mais barato, é preciso saber economizar", comenta o consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (SINCODIV-DF), Ivo Jesus Barreto.

Carregar peso excessivo, não trocar o filtro de ar e acelerar em semáforos são algumas ações que elevam o consumo de combustível do carro. "Fazer as revisões indicadas, ficar atento quanto à calibragem dos pneus e evitar andar com o motor em alta rotação são medidas simples e as mais indicadas aos motoristas que buscam maior autonomia de seus veículos", ressalta o consultor do SINCODIV-DF.

Muitos motoristas não sabem que deixar de trocar o filtro de ar pode aumentar em até 10% o consumo de combustível do veículo. Andar com o veículo cheio de carga no porta-malas também sobrecarrega o automóvel. Motoristas devem trocar as marchas no momento certo. Evitar esticar as marchas, não usar marchas fortes em trechos onde não há necessidade, não colocar ponto morto em descidas e não acelerar o veículo no intervalo de mudança da marcha são atitudes que podem diminuir o consumo dos veículos e render uma boa economia ao proprietário do carro.

Dicas para aumentar a autonomia do veículo: - Ao escolher entre o álcool ou a gasolina, observe o custo de cada um e faça as seguintes contas: se o preço do álcool for de até 70% em relação ao da gasolina, é melhor abastecer com álcool. Basta multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7 e checar se o resultado é maior ou menor ao do preço do álcool;

- Rodar com pneus com pressão 30% inferior à recomendada pelo fabricante do veículo aumenta o consumo do carro, devido à resistência à rodagem. Portanto, sempre mantenha os pneus dos veículos calibrados;

- Alinhe a suspensão do veículo. A suspensão desalinhada ocasiona em um maior consumo de combustível. Faça, a cada 10 mil quilômetros, a revisão de suspensão/direção - Evite acelerações bruscas |- Não acelere ao desligar o motor.

Perfil da SINCODIV-DF - O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV-DF) é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do DF.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira