Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/11/2009 - 09:26

Início da concretagem do vertedouro principal na UHE Santo Antônio

Estrutura escoará excesso de água da barragem nos períodos de cheia

No último dia 29 de outubro a Santo Antônio Energia iniciou a concretagem da estrutura do vertedouro principal da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que está sendo construída no rio Madeira, em Porto Velho (RO). O vertedouro principal será responsável pelo escoamento do excesso de água da barragem nos períodos de cheia. O vertedouro, localizada na margem esquerda do rio, será composto por 15 vãos, com comportas situadas em sua estrutura, que, no total, permitirão a passagem de um volume de até 84 mil metros pelos vãos, vazão calculada estatisticamente para TR-1000 anos (Tempo de Recorrência milenar)*. Essa capacidade é quase o dobro da maior vazão de água registrada neste trecho do rio Madeira onde será instalada a usina, que foi de 47 mil m³.

“Essa é uma frente de trabalho essencial para o planejamento e continuidade da construção, pois quando a construção do vertedouro estiver concluída, em meados de 2011, será possível desviar o rio em sua segunda fase”, explica Welson Correa Pinto, gerente de Engenharia da Santo Antônio Energia. “Isso significa que, nessa época, o rio – que corre atualmente na sua calha normal – será desviado para o vertedouro principal, o que possibilitará o inicio da construção do Grupo de Geração 4, localizado no meio do rio, que será composto por 12 das 44 unidades geradoras previstas”, completa ele. Atualmente, o trecho central do rio não está sendo trabalhado, apenas os trechos das margens esquerda e direita.

Tempo de Recorrência, também conhecido como Período de Retorno, é um parâmetro estatístico usado em análises de riscos e dimensionamento de obras de engenharia, com o objetivo de reduzir os impactos de fenômenos naturais, principalmente hidrológicos, como chuvas, enchentes etc. No caso acima, TR-1000 anos quer dizer que, no vertedouro principal, uma vazão de 84 mil m³ ou mais tem apenas 1% chance de acontecer num período de mil anos. | www.santoantonioenergia.com.br

Usina Hidrelétrica Santo Antônio - Com potência instalada de 3.150 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 44 milhões de pessoas, a UHE Santo Antônio tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas, pois utiliza tecnologia de ponta e menos agressiva ao meio ambiente.

Santo Antônio Energia - É a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem, entre seus acionistas, as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos bancos Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS. A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: