Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2009 - 11:31

LDCommodities e SantelisaVale formam a segunda maior companhia mundial de energia renovável a partir da cana-de-açúcar


São Paulo - A LDC-SEV nasce a partir de uma associação entre a LDC Bioenergia, subsidiária do grupo Louis Dreyfus Commodities, e a SantelisaVale. O ambicioso projeto, que apresenta uma líder mundial na produção de energia renovável, é baseado na combinação entre os 157 anos de tradição da LDCommodities no mercado mundial de comercialização e distribuição de commodities agrícolas, e os mais de 70 anos de experiência da SantelisaVale na produção de açúcar e etanol no Brasil.

A base de ativos da LDC-SEV é única. Suas 13 unidades industriais, localizadas nas principais áreas de produção de cana-de-açúcar do Brasil, têm capacidade de processamento de 40 milhões de toneladas por ano, resultando em uma produção de 2,7 milhões de toneladas de açúcar e cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de etanol.

Outro importante diferencial da nova companhia é a escala de produção acima da média de suas unidades industriais, bem como o seu potencial de cogeração de energia elétrica.

A LDC-SEV atualmente tem capacidade para gerar 1GWH/ano, o suficiente para atender o consumo de uma cidade de 3,5 milhões de habitantes. Seu plano de investimento contempla a expansão dessa capacidade para 1,6 GWH.

“A LDCommodities já investiu mais de R$ 3 bilhões na LDC Bioenergia desde 2000, apresentando a mais rápida expansão no processamento de cana-de-açúcar no país, o que representa um crescimento de mais de 35% por ano no período. A associação com a SantelisaVale é um marco positivo na consolidação do setor. A LDCommodities acredita fortemente no futuro do mercado de energia renovável, e o Brasil é definitivamente uma região promissora nesse segmento”, diz Serge Schoen, Chairman e CEO do Grupo LDCommodities.

“Estamos confiantes de que as competências de cada uma das empresas se complementam de maneira muito positiva, com benefícios a todos. Estamos construindo uma companhia muito competitiva e de fortes valores”, reforça André Biagi, ex-presidente do Conselho de Administração da SantelisaVale.

O plano de expansão da LDC-SEV é agressivo. A nova companhia, controlada pela LDCommodities, recebeu uma injeção de capital de R$ 800 milhões do Grupo e de investidores financeiros, bem como converteu dívidas em patrimônio líquido. Além do significativo financiamento da nova empresa, a LDC-SEV planeja realizar uma oferta pública (IPO em inglês) em um futuro próximo, de modo a garantir o acesso ao capital necessário para sustentar a sua ambição de manter posição de liderança em crescimento e consolidação no setor de açúcar e etanol no Brasil.

“As rigorosas práticas de gestão de risco da LDC Bioenergia, seu acesso ao mercado internacional e suas transparentes práticas de governança, aliadas à excelente base de ativos da SantelisaVale, sua experiência operacional e relacionamento com fornecedores locais de cana-de-açúcar e clientes estabelecem um forte alicerce para o crescimento. A sinergia da nova companhia e expressiva”, diz Bruno Melcher, CEO da LDC-SEV.

A associação da LDC Bioenergia com a SantelisaVale inclui o controle da Crystalsev, que traz seus ativos de logística e a sua participação em um terminal no Porto de Santos, o que garante o acesso da LDC-SEV aos mercados de exportação de açúcar.

Perfil da LDC Bioenergia - O Grupo Louis Dreyfus Commodities marca presença há mais de 150 anos no mercado mundial de commodities agrícolas.

No Brasil desde a década de 1940, atua na produção, armazenagem, transporte e comercialização de soja, algodão, café, frutas cítricas, açúcar, álcool, milho e grãos.

A LDC Bioenergia, empresa do Grupo, produz açúcar, etanol e energia elétrica a partir do processamento da cana-de-açúcar.

A companhia fornece etanol para grandes distribuidoras de combustível, indústrias químicas e de bebidas, e comercializa açúcar (em suas diversas variedades), levedura seca e proteína vegetal derivada da fermentação do álcool.

Além das atividades no Brasil, com oito unidades distribuídas nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a LDC está presente nas principais regiões produtoras e consumidoras de açúcar no mundo, tais como Índia, China, Tailândia, Leste da África, Oeste da Europa e América do Norte.

Perfil: A SantelisaVale é uma companhia brasileira com mais de 70 anos no mercado sucroalcooleiro - Fundada por Maurílio Biagi, a empresa foi associada à Vale do Rosário, grupo da família Junqueira Franco, em 2007, tornando-se ainda mais importante no segmento de açúcar e álcool no Brasil e no mundo.

Pioneira na cogeração de energia elétrica a partir do bagaço de cana, a SantelisaVale foca seu negócio na oferta de soluções em energia limpa e renovável. A energia que produz a partir da biomassa, além de manter a autossuficiência de seus complexos industriais, proporciona um excedente exportado suficiente para atender a uma grande cidade.

Com cinco unidades localizadas no estado de São Paulo, a SantelisaVale produz diferentes variedades de açúcar e etanol destinados aos mercados interno e internacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: