Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2009 - 08:21

CESP se prepara para o período chuvoso


Além de inspeções nas estruturas e treinamento para a equipe, a CESP mantém serviço de atendimento 24 horas.

Atenta para os eventos e dados climatológicos, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) se prepara para o período chuvoso, que terá início em novembro. Muitas das ações desenvolvidas em função desse período são executas pela CESP antecipadamente, ao longo do ano. Essas ações se iniciam com a análise do período chuvoso anterior e prosseguem com as inspeções aos órgãos de descarga das usinas e a verificação das condições das comportas.

A CESP prepara seu corpo técnico-operacional, capacitando seus empregados com atividades de reciclagem de conhecimento. A Companhia também participa da elaboração do plano anual de prevenção de cheias com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Neste ano, os reservatórios entrarão no período chuvoso com níveis mais altos do que nos últimos anos. O reservatório da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira (rio Paraná) está com cerca de 62% da capacidade de armazenamento. Os reservatórios das usinas Jaguari (rio Jaguari) e Paraibuna (rio Paraibuna) estão, respectivamente, com 95% e 82% da capacidade.

Atualização - Em outubro, a CESP realizou reunião anual do seu Comitê de Operação em Emergência (COEm) para discutir os trabalhos desses próximos meses. O objetivo do COEm é garantir o constante acompanhamento da situação operacional das usinas e faz parte do Sistema de Operação em Situação de Emergência (SOSEm) da Empresa.

Na reunião, entre os itens discutidos, estavam a situação de armazenamento dos sistemas de reservatórios e as perspectivas para o período chuvoso; as medidas preparatórias; plano anual de prevenção e controle de cheias; etapas de prevenção e monitoramento, e o controle de cheia propriamente dito.

SOSEm - O SOSEm da CESP foi uma das mais importantes ações colocadas em prática no Brasil na área de normatização da operação de grandes reservatórios integrados. Seu objetivo é garantir a máxima segurança da operação hidráulica dos reservatórios. O sistema, pioneiro no setor nacional, considera aspectos econômicos e sociais na área de influência, além da segurança do empreendimento.

Serviços para a população - A CESP mantém vários serviços gratuitos de informação à população. Um deles é o Telecheia, que funciona 24 horas, todos os dias do ano, pelo telefone 0800-647-9001 e divulga dados dos reservatórios da Empresa. Informações também podem ser obtidas pelo site da CESP [www.cesp.com.br], em Operação de Reservatórios. Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui aos municípios lindeiros o Boletim Interno de Vazões (BIV). Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos do período chuvoso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: