Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2009 - 09:37

28ª Feira do Livro de Brasília homenageia escritores da literatura infantil

Durante o evento, o escritor Ziraldo irá lançar sua mais recente obra literária: "O Mais Querido do Brasil em Quadrinhos".

Brasília - Este ano, a feira do livro vai homenagear duas personalidades da literatura infantil: o escritor brasileiro Ziraldo, autor de "O Menino Maluquinho", e o francês Antonie de Saint-Exupèry, criador de "O Pequeno Príncipe". O coordenador de programação da feira do livro, Marconi Scarinci, conta que a escolha dos homenageados se deu em razão da comemoração do Dia Nacional da Leitura, que coincide com o Dia das Crianças. "Este será o primeiro ano que o Brasil vai comemorar o Dia Nacional da Leitura. Como a data também representa o Dia das Crianças, resolvemos homenagear autores que representam o público infantil, como forma de incentivar as crianças ao hábito da leitura", diz.

O Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura foram instituídos pela Lei nº 11.889 de 2008, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 9 de janeiro de 2009. De acordo com a lei, o Dia Nacional da Leitura será comemorado em 12 de outubro. Já a Semana Nacional da Leitura e da Literatura será aquela em que recair o Dia Nacional da Leitura. Os dois marcos serão celebrados em todo o território nacional.

O escritor Ziraldo estará presente na abertura da feira, dia 16 de outubro, lançando sua mais recente obra "O Mais querido do Brasil em quadrinhos". Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão. Além de pintor, é cartunista, jornalista, teatrólogo, chargista, desenhista e escritor. Fundou com outros humoristas O Pasquim, que esse ano comemora 40 anos. Em 1969, publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças. Em 1980, lançou "O Menino Maluquinho", um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos.

O outro homenageado da 28ª edição da Feira do Livro, Antoine de Saint-Exupéry, é autor de "O Pequeno Príncipe", a mais conhecida entre as obras literárias francesas e uma das obras mais lidas em todo o mundo. Saint-Exupéry foi militar da aeronáutica e faleceu durante uma missão de reconhecimento. Escreveu o famoso livro durante o seu exílio nos Estados Unidos e morreu antes de ver a sua obra impressa em seu país natal.

Como parte das homenagens ao escritor francês, a feira do livro criou o Espaço Infantil SAINT EXUPÈRY, localizado no Térreo da Biblioteca Nacional de Brasília. A sala terá capacidade para acomodar 20 crianças por atividade e seu público de interesse será especialmente os estudantes das primeiras séries do ensino fundamental. Será um espaço de apoio, orientado para acolher atividades nas mais diversas linguagens artísticas, como o áudio visual, as artes visuais, as cênicas, os quadrinhos e o conto.

A 28ª edição da Feira do Livro de Brasília começa no dia 16 de outubro e se estende até o dia 25, no Conjunto Cultural da República. A expectativa é de que 350 mil pessoas visitem o local durante os 10 dias de feira.

Sobre a Feira do Livro de Brasília - Atualmente, a Feira do Livro de Brasília é um dos maiores eventos literários da região Centro-Oeste. Em sua primeira edição, em outubro de 1982, a Feira já dava sinais de que se tornaria uma referência entre livreiros, bibliotecários, editores e os leitores de diferentes partes do Brasil. Em 2008, mais de 450 mil pessoas passaram pela Feira do Livro de Brasília, participando de atividades culturais, oficinas, palestras, workshops e apresentações teatrais e musicais. Em 28 anos de história, a Feira do Livro de Brasília se caracterizou por movimentar o mercado editorial e de livros do DF. A cada ano o evento vem ampliando sua participação social e solidária como difusora do hábito da leitura entre crianças, adolescentes e adultos.

Parceiros e apoiadores - Realizado pela Câmara do Livro do DF, a 28ª Feira do Livro de Brasília conta com a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Ministério da Cultura, da Brasília Tur, do Museu da República e da Biblioteca Nacional de Brasília.

. [8ª Feira do Livro de Brasília, de 16 a 25 de outubro, das 9h às 22h, Conjunto Cultural da República. Entrada Franca. Câmara do Livro do Distrito Federal (CLDF)].

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira