Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2009 - 09:27

Porto de Santos intensifica Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultura

Objetivo dos eventos é aumentar o envolvimento da comunidade.

Nas próximas duas semanas a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) realizará mais 6 ações dentro do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos. No próximo dia 5 de outubro realiza reunião com secretarias da Prefeitura de Santos, objetivando envolvê-las no projeto, uma vez que muitas das ações a serem implementadas terão interfaces com a administração municipal. O encontro ocorre às 14h00, na Secretaria de Assuntos Portuários.

No dia 06 de outubro a Documento Patrimônio Cultural Ltda., responsável pelo desenvolvimento do programa, fará apresentação das ações previstas para o Comitê de Logística do Porto de Santos, às 09h00, no auditório da CODESP. Nessa data ocorrerá, também, pela manhã, exposição itinerante no Centro de Treinamento da empresa, por ocasião do recadastramento dos ex-empregados aposentados. No período da tarde será realizada mais uma Oficina Cultural, com a participação de 25 empregados, em sua maioria, com mais de 30 anos de serviços prestados ao Porto de Santos.

Outras duas exposições itinerantes ocorrerão na sede do Sindicato da Administração Portuária (SINDAPORT), no dia 07 de outubro, e no Sindicato dos Estivadores, no dia 15 de outubro.

O objetivo desses eventos é aumentar o envolvimento da comunidade e integrar conhecimentos e as medidas de valorização e preservação de seu patrimônio cultural.

O Programa vem sendo desenvolvido desde março de 2008 e está cientificamente lastreado no conceito da Arqueologia Pública e Colaborativa, voltado ao relacionamento entre a pesquisa e o manejo de bens culturais junto aos grupos sociais envolvidos. Ele propõe a participação da sociedade na gestão de seu patrimônio cultural, em busca de soluções de sustentabilidade.

Ao final do programa será apresentado um Plano de Manejo abrangendo o resultado das pesquisas, o conhecimento adquirido e os acervos coletados. Este Plano objetiva buscar sinergias com as demais iniciativas culturais da região, contribuindo para a gestão do patrimônio estudado e a promoção e continuidade futura das ações e de seus benefícios.

O trabalho incluiu a realização de um mapeamento prévio dos grupos sociais envolvidos - sempre considerando os seus aspectos multiculturais-, além de um levantamento sistemático das pesquisas anteriores realizadas na área e um inventário das ações culturais em andamento e previstas. Abrange, ainda, a produção de conhecimento científico, como resultado de pesquisas sistemáticas realizadas na área do empreendimento (as obras do Sistema Viário da Margem Direita do Porto de Santos). Neste processo estão incluídas prospecções intensivas e escavações arqueológicas, cadastro arquitetônico, inventário de patrimônio histórico e cultural, tratamento dos acervos gerados pela pesquisa e análises científicas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: