Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2009 - 10:54

Palestra do CIESP Sorocaba aborda NTEP e FAP com foco na Gestão de Afastamentos

Em 6 de outubro, das 8h30 às 10h30, o Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho da Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP Sorocaba) irá realizar uma palestra no auditório da entidade com o tema “NTEP – FAP: Gestão de afastamento”.

A temática irá tratar sobre a melhor forma de gestão e operacionalização do fator acidentário de prevenção (FAP) e nexo técnico epidemiológico (NTEP) nas empresas. Segundo o coordenador do departamento, Ruy Jaegger Junior, esse tema é importante em face da legislação que entrará em vigor em janeiro de 2010. “O que se pretende com a palestra é subsidiar os gestores da empresa, principalmente segurança e RH, que venham a comparecer ao CIESP, com subsídios que poderão contribuir para a obtenção de resultados eficientes em suas organizações”.

O NTEP é uma metodologia que consiste em identificar quais doenças e acidentes estão relacionados com a prática de uma determinada atividade profissional. “Com o NTEP, quando o trabalhador contrai uma enfermidade, diretamente relacionada à atividade profissional, fica caracterizado o acidente de trabalho”, esclarece.

Jaegger explica que caso a empresa não se preocupe com seu ambiente de trabalho, nem invista em segurança do trabalhador, poderá ter sua alíquota de contribuição ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT) aumentada, em até 100%. “Em contrapartida, a empresa que investe em prevenção e protege a saúde do seu trabalhador (documentando efetivamente o procedimento nesse sentido) e consegue obter índices mais baixos, ou mesmo, abolir a ocorrência de acidentes ou doenças ocupacionais, poderá ter seu índice de contribuição para o SAT reduzido em até 50%”.

A palestra será ministrada pelo engenheiro de Segurança do Trabalho, que também é bacharel em Direito e consultor em meio ambiente e segurança, José Antonio Rodrigues de Camargo. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas até dia 5 de outubro pelo site www.ciespsorocaba.com.br. Mais informações pelo telefone (15) 4009-2900.

. [ “NTEP – FAP: Gestão de afastamento”, dia 6 de outubro, das 8h30 às 10h30, no Ciesp – Sorocaba (SP). Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes, 3260, Alto da Boa Vista | Informações: (15) 4009-2900].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira