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24/09/2009 - 11:21

Golden cresce 10% no primeiro semestre

Empresa de iluminação supera a crise.

Dizem os especialistas que a crise pode ser uma ocasião de crescimento para quem cria oportunidades. Em meio a uma retração no mercado de iluminação brasileiro, a Golden fecha o primeiro semestre com um crescimento em torno de 10%.

Apesar da crise, a empresa apostou no crescimento com a promoção de 44 novos lançamentos e investimentos na marca. “Além de ampliar nosso mix de produtos disponível para venda no mercado, a empresa fez um forte investimento no rejuvenescimento da marca, que contempla a remodelação das embalagens e do material do ponto de venda, além do novo”, explica o diretor comercial da Golden Ricardo Cricci.

A elevação do custo com energia elétrica foi outro fator que favoreceu o mercado de lâmpadas, motivando o consumidor a procurar produtos mais eficientes. Seja na linha residencial, onde a lâmpada fluorescente compacta está ocupando espaço da incandescente, seja na iluminação pública ou no comércio e na indústria, os produtos voltados à eficiência energética cada vez mais ocupam o lugar dos menos eficientes.

A mudança de comportamento do consumidor, em busca de alternativas viáveis para enfrentar a crise econômica mundial explica a busca por produtos mais sustentáveis e que ofereçam retorno monetário, na avaliação da Golden. “Em tempos de crise, os consumidores se tornam mais exigentes quanto ao custo benefício dos produtos, o que nos caso das lâmpadas se traduz na crescente conscientização quanto à economia de luz e durabilidade”, avalia Cricci.

A venda de produtos para iluminação pública e de lâmpadas fluorescentes compactas lidera o ranking de unidades vendidas. Estas últimas, que representam cerca de 70% dos negócios da Golden, não são produzidas no Brasil. A popularização de seu uso, atribuída aos benefícios proporcionados pela eficiência energética, garantiu a procura do consumidor durante o período de crise mundial.

Cricci considera que a primeira metade do ano ainda foi favorecida pelas obras em andamento, fruto da elevada gama de lançamentos ocorridos em 2008 e cujos financiamentos já foram liberados. O executivo revela preocupação com o próximo ano, quando questiona sobre a manutenção da disponibilidade de crédito para continuar alimentando os investimentos na construção civil.

A expectativa da Golden é manter o mesmo ritmo de crescimento durante o segundo semestre. A empresa que esperava uma retração de 10% neste ano, em comparação com o crescimento de 30% obtido em 2008, fechará 2009 com uma curva ascendente no seu volume total de vendas.

Perfil: A Golden é especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública e atua no mercado brasileiro desde 1990. A empresa, que desde 1998 não fabrica lâmpada incandescente porque direcionou todos os seus produtos à conservação de energia, dá continuidade a esta diretriz institucional com a retirada gradual do mercado de produtos menos eficientes. Hoje, 85% da linha de produtos da Golden é considerada eficiente, com produção em unidades fabris no exterior e distribuição feita por uma ampla rede em todo o território nacional.

Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a Golden se orgulha de ter mais de 100 itens com a etiqueta ENCE no mercado. Para 2009 a empresa prevê um crescimento de 20%, fruto do investimento em tecnologia e do lançamento de 50 produtos que aliam o foco na sustentabilidade e na estética, para dar maior versatilidade na aplicabilidade e cumprir o papel ambientalmente responsável que cabe a uma empresa de iluminação.

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